Trem Republicano inaugura vagão Michel Temer com presença do ex-presidente

Ex-presidente Michel Temer e ressaltou a simbologia do Trem Republicano nos dias atuais (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

Na noite do último sábado (18), o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi homenageado em Itu. Agora, um dos vagões do Trem Republicano leva seu nome. “O momento é oportuno, em que se fala de República, uma feliz coincidência nessa inauguração. Não à toa, Prudente de Moraes é um presidente que nomeia um vagão e ajudou a construir a República e, este novo vagão, recebe o nome de quem ajudou a manter a República em pé”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola (PL).

Os demais vagões também levam nomes de figuras ilustres das cidades de Itu e Salto, como Prudente de Moraes, o cineasta Anselmo Duarte e Dona Olympia. “Fui fã de Anselmo Duarte, agora aqui no Trem Republicano ocupo um lugar ao lado dele”, revelou Temer que, assim como prefeito de Itu, usou da analogia para fazer seu discurso.

“Interessantíssima a simbologia da República, que é importantíssima, nesse trem. A ideia do trem que conduz a República pelos trilhos, porque muitas vezes o Brasil sai dos trilhos e é necessário recuperar e trazê-lo de volta”, falou o ex-presidente Michel Temer que ainda completou. “Na verdade, fornece a todos os brasileiros que aqui simbolicamente, divulga-se que o Brasil precisa entrar nos trilhos”, encerrou o ex-presidente, que estava acompanhado de sua esposa, Marcela.

O nome de Michel Temer foi escolhido para batizar o novo carro por sua relevância para o Brasil e para a região. O ex-presidente tem uma relação pessoal com Itu. Ele foi professor e diretor da Faculdade de Direito da cidade, onde trabalhou de 1969 a 1984. O local foi escolhido por ele para abrigar um acervo de memórias com mais de 76 mil itens reunidos durante seu período como presidente.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior (PL), o vice-prefeito de Salto, Edemilson Santos (Podemos), o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales (PL), o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, César Calixto e demais secretários ituanos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Salto, Wanderley Rigolin, o diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, vereadores, empresários e demais autoridades da região.

“O Trem Republicano homenageia personalidades importantes em seus carros. Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil do país. Dona Olímpia que organizava as reuniões do partido Republicano. O artista saltense Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro, com o filme ‘O Pagador de Promessas’ e, agora, um símbolo vivo da nossa República, o ex-presidente Michel Temer”, ressaltou Adonai Arruda, em seu discurso.

Após o descerramento da placa inaugural do vagão foi realizado um passeio de trem de dez minutos. Na ocasião também foi inaugurado o restaurante Stazione Itu, localizado na estação ituana, que promete fazer do passeio não somente uma experiência de viagem à moda antiga, mas também uma experiência gastronômica. Ainda na abertura do evento, o Coral Municipal de Itu, sob o comando do maestro Márcio Lima, apresentou algumas músicas que foram prestigiadas pelo ex-presidente Michel Temer.

Vagão Michel Temer

O carro Michel Temer é bem diferente dos outros três em operação. Um projeto inovador e diferente de tudo que existe no turismo ferroviário nacional. O vagão desenvolvido pela Serra Verde Express está preparado para sediar eventos sobre os trilhos que cortam a região. No lugar de bancos, há mesas altas, no estilo bistrô. “É um carro único no mundo, adequado ao clima da região, semi-aberto, com a possibilidade de receber eventos, bicicletas, motocicletas, ser descontraído”, explica Adonai.

Os três vagões em operação, atualmente, têm capacidade para 140 passageiros. O novo carro poderá levar até 50 pessoas e já está disponível para reservas no site do Trem Republicano. A celebração também marcou um ano de operação do Trem Republicano e a retomada mais efetiva dos passeios, depois das paralisações e dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

“A pandemia encolheu a previsão de nossas primeiras 550 viagens para apenas 52. Mas, nós sempre acreditamos no potencial e perfil da região e, mesmo com a incerteza vivida em 2020, inauguramos o quarto restaurante Stazione na estação do Trem Republicano, em Salto, em setembro deste ano. E agora, a estação de Itu contará com a quinta unidade da rede”, destacou Adonai Arruda.