Três Anúncios Para Um Crime

Por André Roedel

O Globo de Ouro já não é mais o mesmo. Foram anos seguidos premiando nem sempre os melhores nas categorias apresentadas. Porém, a edição 2018, realizada em janeiro e marcada por protestos contra os abusos sexuais cometidos contra mulheres na indústria cinematográfica como um todo, acabou sendo muito justa. Premiou, enfim, os melhores mesmo. E um desses melhores foi Três Anúncios Para Um Crime.

A produção da Fox Searchlight é de fato uma das melhores coisas já produzidas pelo cinema recentemente. O roteiro é magistral e as atuações acompanham o nível. Tanto é que Frances McDormand e Sam Rockwell venceram, respectivamente, os prêmios de Melhor Atriz em Drama e Melhor Coadjuvante em Drama, merecidamente. O filme ainda venceu nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Filme de Drama.

Mas taxar Três Anúncios Para Um Crime como um drama é simplista demais. O filme é uma verdadeira comédia de humor negro com doses dramáticas. É quase impossível não rir das desgraças presentes no longa-metragem escrito e dirigido com competência única por Martin McDonagh (de In Bruges). Afinal, a premiada produção pode ser chamada de o Fargo desta geração.

Porque, tal qual o filme dos Irmãos Coen de 1996, Três Anúncios é uma comédia de erros. A sucessão de acontecimentos após a personagem de McDormand (que, aliás, também está em Fargo) resolver alugar três outdoors para chamar a atenção de todos em uma pacata cidadezinha para o assassinato mal resolvido de sua filha é uma grande tragicomédia que poucos conseguem desenvolver – e poucos conseguem digerir.

O resultado das quase duas horas de duração do filme é uma trama coesa, que respeita a inteligência do espectador e apresenta diversas viradas inesperadas, fazendo a história ir para caminhos que ninguém suspeitava. O longa ganha força também por conta do restante do elenco, que traz nomes de peso como Woody Harrelson e Peter Dinklage.

Mas a força de Três Anúncios talvez resida quase que totalmente na interpretação visceral de McDormand. Ela rouba a cena e protagoniza diálogos memoráveis, encarnando de fato uma mulher ressentida pela cruel morte de uma filha. Outra parte da força do filme está, certamente, na estrutura de roteiro, que é de fazer inveja aos melhores livros já lançados.

Três Anúncios Para Um Crime é o merecido vencedor do Globo de Ouro e vem muito forte também para o Oscar, que acontece neste domingo (04), em Los Angeles. A estatueta principal tem tudo para ficar com obra. É esperar pra ver.

 

Nota:

 

 

.

Um comentário em “Três Anúncios Para Um Crime

  • 04/03/2018 em 00:40
    Permalink

    Rapaz, acho que a ideia foi boa, mas não há liga. Coesão, talvez… Bom, acho que não ganha o Oscar não…

Os comentários estão desativados.