Tribuna do Leitor – 06/01/18

Para a “Tribuna do Leitor”

Ainda ontem aconteceu um acidente na Praça do Bom Jesus, quando um cidadão se estatelou no chão, defronte a loja de colchões CAROLINA. Não é a primeira vez que isso acontece, segundo frequentadores do local. Dia destes, uma senhora idosa chegou a fraturar uma perna pela mesma causa. Acontece que essa loja construiu, bem na entrada, um patamar, em desnível com a calçada, fugindo a todas as características de estabelecimentos comerciais da redondeza. Será que tinha permissão para isso? Se é que tinha, como é que a Prefeitura autorizou esse absurdo? Oxalá essa mesma Prefeitura tome providências antes que aconteça o pior. Ou então que as futuras vítimas entrem na justiça, ou contra a loja ou contra a Prefeitura.

 

José Vitor Camargo

Alameda Barão do Rio Branco – Itu/SP

 

 ———————————————————————————————————————————–

 

IPTU EM ITU

 

Por diversos anos pagamos o IPTU nas Administrações anteriores com 10% de desconto para parcela única, o que estimulava os contribuintes a anteciparem seus pagamentos devido a vantagem oferecida, onde o município antecipava seu faturamento que poderiam ser utilizados em melhorias para a cidade como por exemplo, o asfaltamento do acesso aos Villagios e Starret, final da Rua Madre Maria Basília, R. Convenção e muitas outras que estão em estado precário.

Por coincidência, a Administração atual reduziu este ano o desconto de IPTU  para apenas 5%, desestimulando o pagamento do tributo à vista, cuja aprovação não sabemos se partiu da Câmara Municipal ou se foi unilateral, sendo que os ganhos para mesma são imperceptíveis  e acabam sendo adiados pelos parcelamentos do tributo.

Outra medida utilizada é o pagamento do ITBI que antigamente era cobrado sobre o Valor Venal do imóvel, cujas custas eram bem menores, inclusive para a incidência de imposto sobre a escritura e Registro do Imóvel e que foi alterado com base no cálculo próximo ao valor real do imóvel, procurando desta forma, onerar de sobremaneira a documentação no momento da compra e venda e aumentar o faturamento do município.

Poderia ser feito uma adequação dos valores de Valor Venal a serem cobrados, mas isto teria um custo político e utilizando o imposto ITBI sobre o valor do imóvel, apenas na comercialização do imóvel os proprietários sofrerão o efeito do ônus a ser pago do imposto.

 

Luiz R. Ramalho

lrrama@hotmail.com

 

 ———————————————————————————————————————————–

 

ITU PERDE UMA REFERÊNCIA!

 

O menino viveu todo o seu tempo. Viveu 100 anos!

O profeta assim se referiu em uma de suas passagens, ao explicar o sentido da perda humana e os mistérios da vida após a Vida.

O homem, ainda que possa viver um centenário, à luz do tempo não deixará de ter sido uma criança.

JOSÉ ARAÚJO DIAS, o querido professor Zezé, nos deixou. E na manhã chuvosa de um domingo brumoso, último dia de 2017, nostálgica multidão carregou o esquive até a necrópole, para o descanso final do seu corpo inerte. Consumava-se uma trajetória existencial marcadamente útil.

O menino viveu 95 anos.

E ao longo dos seus dias e meses, anos e décadas, ele treinou a mocidade nos ensaios e apresentações retumbantes das fanfarras que dirigiu, nos colégios (e nas piscinas) em que ensinou.

Meninos e meninas, adolescentes e jovens, moças e moços de ontem, adultos de hoje, sexagenários e septuagenários tardios, foram seus alunos. E tiveram com o professor Zezé aula prática de cidadania.

Em dezenas de edições dos Jogos Regionais ele representou Itu. Na chefia da delegação, comandando atletas, ou como treinador das equipes de natação. Sempre ativo. Operoso. Dinâmico. Um líder.

A cidade perdeu uma referência. Mais uma. Parece que estamos, a cada dia, ficando mais carentes. De sentimentos. De valores também.

Já não se produzem mestres da estirpe do “Seu Zezé” como outrora.

Silenciem-se os tambores. O menino partiu.

Na juventude dos seus 95 anos maravilhosamente bem vividos!

 

Lázaro Piunti

ljpiuntiescritor@uol.com.br

(Ex-aluno da Fanfarra do IBAO)