Tribuna do Leitor – 16/06/18

Estado de direito sem desiderato

Presenciamos  o cinismo e a barbárie da direita e esquerda  em nosso país nestes dias, instalou-se um caos sócio-econômico-político, a urgência das forças da lei e regras da constituição precisam regular e fiscalizar com serenidade aos que pretendem anarquia. As lideranças governamentais  estão patinando no planalto e enxugando gelo  no congresso com discursos políticos, vazios, incompetentes e a velha cleptocracia continua dominante.

Nesta greve em nenhum momento falou-se em cortes de gastos, mordomias e privilégios de políticos e partidos. Os governos de Estado não oferecem redução das alíquotas de 16% dos ICMS. Continuamos reféns dos interesses individualistas ou agregados e os indiciamentos descobertos nas operações a cada dia. Quase todos os setores produtivos públicos, principalmente e alguns privados são alvo de sindicâncias, CPIs e polícia federal. Os indiciados, considerados culpados nas primeiras investigações declaram-se inocentes, são impunidades que as leis oferecem nestas oportunidades. Inclusive ministro(s) do STF concede(m) Habeas Corpus a condenados ou investigados. Nos bastidores deste teatro de horrores os atores sociais e políticos apresentam seus espetáculos para um auditório em massa e passivo. Os mandatários consideram-se acima da lei, ordem e instituições, na verdade totalmente incapazes de resolver muitos problemas do país. Precisamos de lideres para restabelecer a verdadeira democracia, quanto mais reduzir a dependência diminui a vulnerabilidade.

As contas estão chegando para pagar, e quem paga? Estamos diante de um enorme custo financeiro/econômico, deverão ser suportadas por pacotes de natureza tributaria. A final o governo conseguiu um prazo de trégua neste expediente da greve para reunir com seus pares do “covil dos lobos” e comer a vovózinha da velha republica brasileira.

Tirar a máscara elegante da linguagem jurídica e falar na linguagem popular: “corrupção passiva” é roubo, “Lavagem de dinheiro” é roubo e extorsão, “organização criminosa” é roubo extorsão e cadeia, muito simples para entender.

Atenção para as próximas eleições tem candidatos que são filhos, sobrinhos, irmãos, etc… de condenados ou indiciados pelas operações do ministério publico, polícia federal e justiça, elegê-los é o retorno direto ou indireto de direitos, privilégios, imunidades e a possível continuidade da incompetência e outros adjetivos

Não existem diálogos verdadeiros no governo, não distinguem a autentica liderança, utilizam ameaça de forças, estamos governados por estatuetas de “gnomos e anões de jardim”… A quem interessa?

 

Mancio Loyola

(mancioloyola@yahoo.com.br