Tribuna do Leitor – 21/04/18

À Tribuna do Leitor

Só quem gosta de animais consegue entender a importância do que vou falar. Semana passada meu cachorro ficou doente de uma hora para outra e chegou a ficar mal de verdade. Não bebia nem água. Achei que ia morrer. Claro que eu tinha que procurar um veterinário e fiz isso. Fui até a Clínica Ariza e o Peto (esse é o nome dele) fez a consulta e começou o tratamento, que foi tão eficaz que eu acho que ele vai sobreviver. Já tá comendo e até brincando. Então achei que deveria fazer este agradecimento público não apenas pela competência do pessoal como também pela atenção e carinho com que cuidaram do meu companheiro. E quando fui acertar as contas, fiquei sabendo que os assinantes do Periscópio têm desconto por volta de 15%. Mostrei o meu cartão e aproveitei essa vantagem. Assim, aproveito para parabenizar a Ariza e deixar pública minha gratidão por devolver a saúde para o “Peto”.

Garcia Rodrigues

Rua Cuiabá – Itu/SP

—————————————————————————————————————————————

Senhor Jornalista

O chamado “Cemitério da Paz”, que fica na antiga estrada Itu-Salto, volta a ser causa de muita atenção nestes dias, pois agora foi anunciada a data de reintegração de posse no mês de julho vindouro. Embora as autoridades de Itu estejam se esforçando para um entendimento com as dezenas de famílias alojadas no local, nem tudo indica que a reintegração vá causar qualquer alegria aos ocupantes do casario. Como é costume acontecer nesses casos, os proprietários acabam ganhando a causa e os invasores acabam entregando o local, por mais que lamentem. Queira Deus que a situação não se complique, mas convém perguntar: não haveria uma maneira legal do Poder Público desapropriar essa área para fins habitacionais? Num caso desses, talvez uma desapropriação não tenha custo muito alto, porque seria com base nos impostos pagos pela propriedade e, se essa ideia virasse realidade, essas famílias não poderiam pagar pelos terrenos em suaves prestações? Não sou especialista no assunto, mas fica aí a ideia que, aliás, já foi utilizada em Itu, anteriormente.

Luis Denúncio Lira

Rodovia da Convenção – Itu/SP

—————————————————————————————————————————————

Romper os Segredos do BNDES

Nas vésperas do natal de 2007, mais exatamente em 21 de dezembro daquele ano, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, baixou o decreto 6.322. E modificou o Estatuto do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O ato presidencial alterou profundamente o decreto 4.418/2002 que normatizava as atividades do BANCO. O artigo 9º, inciso II passou a ter nova redação, onde ficou explicitada a faculdade do BANCO financiar a aquisição de ativos e investimentos no Exterior… “desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do País”.

As aspas são nossas!

Desenvolvimento do qual País, se os recursos seriam aplicados no Exterior? Foi assim que a JBF se beneficiou à larga nos EUA. Foi dessa forma que países receberam volumosas quantias de dinheiro (Angola – Cuba – Venezuela – e mais alguns escolhidos).

Recursos monumentais deixaram de atender graves prioridades no Brasil.

Se realmente os mistérios do BNDES forem revelados as denúncias de corrupção envolvendo a PETROBRÁS parecerão brincadeira de criança em parque de diversão.

Lázaro Piunti

ljpiuntiescritor@uol.com.br