Tribuna do Leitor – 09/12/17

Espaço do Leitor

 

Moro em um bairro rural há cerca de 10 anos e nunca vi melhorias na estrada (que é de terra, cheia de buracos e entulhos) ou no serviço de transporte público. Os ônibus para meu bairro (Chácaras Agrícolas Bandeirante, próximo ao bairro Vila Progresso) só estão disponíveis em horários aleatórios e em péssimas condições, sem contar as inúmeras valas na estrada de terra que podem causar acidentes sérios. Peço que a Prefeitura e os órgãos competentes da cidade avaliem uma possível reforma para asfaltar o bairro e também melhorar os horários do ônibus (para o bairro, apenas o Três Vendas trafega e realiza serviço ali).

Luíza de Azevedo

 

********************************************

 

 

 

Senhor jornalista

 

Desde criança me acostumei com o Mercado de Itu. Na praça atrás da Igreja de Santa Rita ficava a “estação rodoviária” que,  na realidade, era apenas o pátio existente até hoje, de onde partiam os ônibus para Salto, Campinas, Sorocaba, Cabreúva e até São Paulo (via Pirapora). Colado na parede atrás da igreja tinha um bebedouro para cavalos, com água correte, onde os animais de carroças e charretes matavam a sede. Quando chegava a política, esse mesmo pátio era disputado para os comícios, uns mais vibrantes que outros. Aos poucos, com o passar dos anos, esse prédio importante foi entrando em decadência apesar de fazer parte importante da história da cidade. Felizmente agora o prefeito vai recuperar o local e fiquei sabendo que alguns comerciantes do mercado estão preocupados, pois certamente terão que investir cada um no seu ramo de negócio. Acho que vale a pena e sugiro até ao prefeito que consiga com a Caixa, um financiamento para os comerciantes a juro baixo, pois assim o benefício será para todos.

 

Alaerte Tavernaro – Itu/SP

 

********************************************

 

Ao jornalista André do “Periscópio”

 

Não sei se é verdade ou mentira e por isso não posso afirmar. Há muito tempo na cidade corre o boato de que os Prefeitos, para conquistarem os vereadores na Câmara Municipal, empregavam parentes e apadrinhados deles na Prefeitura. Chegavam mesmo a dar os nomes. Fulano tem tantos nomeados, beltrano outros tantos e assim por diante. Sei que essa é uma discussão que existe no Brasil inteiro e até no Governo Federal. Por isso acho que não está errado a Câmara aumentar de 13 vereadores para 19 aqui em Itu, a partir de 2020. É que para atender 19 fica mais difícil do que contentar 13. As pessoas acham que vai ficar muito caro aumentar de 13 para 19, por causa dos salários, porque fica mais barato arcar com 13 do que com 19. Mas, tenho um parente que já foi vereador e que garante que a verba para manter a Câmara seria a mesma com 13 ou 19. É isso mesmo? Porque se for gastar mais com 19, então seria bom reduzir para nove ou 10 vereadores. O importante é que o povo fique bem esclarecido sobre o assunto.

 

Romualdo Savioli – Vila Nova – Itu