Tribuna do Leitor – 30/09/17

SENHOR JORNALISTA

Na semana passada, um leitor desse jornal, dizendo-se assinante há muitos anos, deu uma aula de ética política aos jovens. Acho que as famílias sensatas deveriam incentivar seus filhos a ler jornal, ao invés de ficar na internet 24 horas por dia. Eu não sou assinante, mas há décadas que eu busco o jornal na Banca da Praça, desde que a proprietária era a Dona Luiza Pazzinatto. Assim, eu gostaria de também dar um palpite construtivo na Tribuna do Leitor. É o seguinte: será que alguém percebeu a mudança notável que aconteceu na Praça da Matriz, desde que o Ituano Clube passou a funcionar novamente, mesmo sendo como espaço cultural? Acabaram os rachas de skates, patins e até bicicletas dentro da praça. Inclusive as farras com gritarias diminuíram bastante. Tenho quase certeza que a presença das Guardas Municipais dentro e nas imediações do Clube está colocando ordem na casa, no local que já foi o favorito da população para passear e descansar. Parabenizo a Prefeitura, mas também acho que ela deveria ampliar as reformas que já foram feitas no Ituano Clube. O magnífico salão de shows na parte superior seria de grande utilidade para a população. Mas, do jeito que está, já melhorou muito!

 

Carlos Alberto Gomes

Rua dos Andradas – Itu

 ————————————————————————————————————————————-

 

À TRIBUNA DO LEITOR

O trânsito sempre faz parte importante da vida de uma cidade. Não quero dizer que o trânsito de Itu é ruim, mas entendo que poderia melhorar. Por exemplo, a pintura de faixas e principalmente das lombadas precisa estar sempre em ordem para evitar danos a motoristas e, por consequência, também aos pedestres. Vamos pegar uma rua principal da cidade, por exemplo, a Rua dos Andradas, que tem o maior movimento de carros, motos e ônibus. Nela, mesmo não sendo horário de pico, em dias de semana há congestionamentos. Quem reparar bem vai notar que os faróis dessa rua estão desregulados. Eles deveriam ficar “abertos” com tempo preferencial, mas o que se vê nas travessas, como das rua José Elias, Travessa do Carmo, Domingos Fernandes e outras, tem o mesmo tempo de “aberto” do que a Andradas desnecessariamente. Se o Poder Público prestar atenção vai notar que pequenas ações podem melhorar o trânsito.

 

José Carlos Trindade

Rua Capitão Fleming – Itu

 

  ————————————————————————————————————————————-

 

UM CHAUZINHO AO MENINO!

Era uma vez!

Havia dois meninos naquela cidade. Eram muito unidos, muito alegres e educados. Aliás, eram irmãos. Almas gêmeas!

Seguiam juntos para o catecismo e na mesma Igreja foram coroinhas nas missas das crianças. O sorriso desses meninos encantava a todos e todas.

Eram crianças diferenciadas!

Mas um dia um deles foi embora. Resolveu ir morar no céu.

Aquele que ficou entendeu o sinal divino. E multiplicou sua missão de bem servir ao próximo. Sua bondade era transcendente, seu espírito de cooperação ampliado, sua entrega à caridade contagiante. E generoso o seu apego à fraternidade. Ele parecia realizar tudo em dobro, talvez para compensar a parte do irmãozinho que fora tão cedo morar no céu.

Ele fazia as coisas de forma peculiar. Havia sempre um sorriso estampado em seu rosto. Mesmo feito homem, o rosto de menino!

Sim, o sorriso sempre foi a sua marca.

Não por acaso seu nome era Marcos. Seus pais tinham acrescentado Antônio ao seu nome. Por inspiração divina.

O sorriso era a sua marca. A humildade era a sua devoção.

Ivo, seu irmãozinho, partira muito cedo!

Marcos Antônio ficou um pouco mais, para distribuir amor aos seus familiares e compartilhar ternura aos corações amigos.

E hoje, de repente, ele foi embora. Sem dar trabalho. Na beleza jovem do sorriso eterno. Está com Ivo. Na Casa do Senhor.

Preparando um lugar para todos aqueles a quem amaram aqui na Terra.

E como amaram!

 

Lázaro Piunti

ljpiuntiescritor@uol.com.br