Um acessório chamado sapato

Embora um grande número de mulheres tenham se rendido totalmente ao conforto e descontração das sapatilhas e rasteirinhas, o sapato de salto alto ainda é um poderoso acessório. E é verdade também que oferta de modelos aumentou muito e tem para todos os gostos e para todos os bolsos. Assim, ninguém passa vontade de ter um calçado “na moda”.

Na verdade, os sapatos sempre foram o objeto de desejo das mulheres. Alguns homens (maridos, principalmente) dizem não entender porque suas companheiras precisam de tantos sapatos, mas quem é mulher sabe muito bem o porquê desta necessidade de ter vários modelos, cada qual para uma ocasião.

O fato é que cento e dez entre cem mulheres adoram sapatos. E vamos combinar que a indústria especializada no assunto tem caprichado nos modelos e as opções são inúmeras. Aqueles de saltos altos são o objeto do desejo de todas, são sinônimos de elegância, sensualidade e “poder”.

Mas (tinha que ter um “mas”!), a escolha de modelos inadequados coloca em risco a saúde porque pode ocasionar lesões e deformidades.

Especialistas em Ortopedia contam que as dores, lesões e deformidades são exemplos dos inúmeros transtornos que uma pessoa pode enfrentar ao fazer a escolha errada do calçado. Os primeiros sintomas são a formação de bolhas e calos, principalmente nos dedos e no calcanhar; tem ainda a dor na face plantar do pé, o desconforto ao caminhar e o grande alívio ao retirar o sapato. Ao insistir no modelo inadequado, a pessoa pode enfrentar a formação de neuromas, calosidade nas regiões interdigitais e plantares, acentuação e desenvolvimento de joanete e fascite plantar, o temido esporão de calcâneo. Todos inimigos da beleza dos pés, além de tudo.

Um dos equívocos mais comuns na compra dos calçados é a escolha de um sapato apertado, com a expectativa de que ele vá “folgar” com o uso. Além disso, é fundamental evitar calçados que comprimam a região dos metatarsos (parte mediana do pé). É preciso testar o sapato para verificar se está confortável e bem adaptado ao pé. É bom saber: o pé se modifica com o passar do tempo e tende a aumentar com a idade.

E mais, normalmente, ao final do dia verifica-se certo inchaço, por isso fique atento ao horário em que for comprar os seus calçados. Ao testar o modelo, verifique se os dedos movem-se livremente dentro do calçado.

Notícia boa. As pesquisas para melhorar o conforto dos pés dentro de sapatos com saltos altos evoluíram. Atualmente, é possível encontrar calçados cujos saltos estão posicionados de modo a dar mais conforto ao calcanhar. Outra notícia boa é que as sapatilhas e as rasteirinhas estão  sempre “na moda”.