Um dia após o 2º turno, Doria anuncia recuo para a fase amarela do Plano SP

João Doria durante a coletiva (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um dia após a realização do 2º turno das eleições municipais, em que seu correligionário Bruno Covas (PSDB) venceu na capital paulista, o governador João Doria (PSDB) anunciou o recuo de todo o Estado de São Paulo para a fase amarela do Plano SP de flexibilização da quarentena. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no início da tarde desta segunda-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes.

“Até a chegada da vacina e a imunização dos brasileiros, precisamos ter cautela e muita orientação, principalmente aos mais jovens. Por favor, evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a COVID-19 não foi embora”, frisou Doria.

Com o regresso geral para a terceira das cinco fases do Plano SP, atividades como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público.

O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a 10 horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela.

“Essa medida, quero deixar claro, não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva nas medidas para evitar aglomerações e o aumento do contágio da Covid-19”, disse o governador, citando que houve “claro aumento da instabilidade da pandemia”. Ao todo, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, a qual Itu faz parte, ficou 51 dias na fase verde do plano.

De acordo com o Plano São Paulo, cinemas, teatros e museus podem permanecer abertos na fase amarela. No entanto, as prefeituras têm autonomia para decidir o que e quando deve reabrir. A Prefeitura de Itu ainda não informou se adotará medidas mais restritivas (esta matéria será atualizada assim que houver novidades).

As escolas, públicas ou privadas, seguem em funcionamento. As atualizações do Plano SP acontecerão de 7 em 7 dias a partir de agora, como era feito antes, mas a próxima reclassificação será apenas dia 4 de janeiro. (Com informações do Portal G1)

Situação de alerta

Doria confirmou uma videoconferência nesta terça-feira (1º) com prefeitos de 62 cidades que apresentaram maiores taxas de aumento de internação e ocupação de leitos por pacientes contaminados pelo coronavírus. Autoridades estaduais e municipais vão discutir medidas adicionais e conjuntas de controle da pandemia.

Entre as cidades da região que possuem mais de 70 mil habitantes e apresentam, segundo última atualização realizada em 28 de novembro, ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior, estão: Indaiatuba, Salto, Sorocaba e Votorantim.

O que muda

Segundo o Governo do Estado, nenhuma atividade será fechada, mas haverá mais restrição. Vejam o que muda:

  • Capacidade limitada a 40% de ocupação nos estabelecimentos;
  • Funcionamento de até 10h por dia até as 22h;
  • Fica proibido qualquer evento com público em pé.