UPA: Sociedade Beneficente “Caminho de Damasco” é a nova administradora

Na tarde de ontem (21), a Prefeitura de Itu apresentou a empresa vencedora do chamamento público nº 004/2018 para gestão da UPA (unidade de pronto atendimento) do bairro Nossa Senhora Aparecida: trata-se da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica e de interesse coletivo que surgiu em Garça/SP em 1939 e tem expertise em administração de unidades de saúde.

Prefeito Gazzola e Dr. Herce durante a apresentação da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco/ Foto – André Roedel

Uma coletiva de imprensa foi realizada no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola (PTB), que esteve presente juntamente com secretários municipais e representantes da organização social, que concorreu com outras oito empresas participantes da concorrência pública – que avaliou preço, documentação e experiência técnico-administrativa.

Diferente da empresa anterior, a Ibemar (que ficou cerca de seis meses operando em contrato emergencial), a SBCD será responsável totalmente pela UPA. “Era mais inteligente fazer a transferência total”, disse o prefeito. Por isso, o valor do contrato é maior: R$ 15.418.802,34 para o período de 12 meses, podendo ser prorrogado. Segundo a administração, o gasto anterior, somando todos os custos de operação, ultrapassava esse valor. Agora, com o novo contrato, a Prefeitura terá uma economia mensal de cerca de R$ 200 mil.

A SBCD será responsável por toda a gestão e operacionalização da UPA ituana, que é de porte III. A empresa cuida de outras unidades pelo interior de São Paulo, como na sua sede, em Garça. “Temos realizado um bom trabalho”, disse o diretor-presidente da organização, Dr. Luis Antônio Herce.

Os novos funcionários da UPA estão passando por um processo de seleção e alguns servidores que já atuavam na unidade com a empresa anterior foram incorporados, mas só continuarão a prestar serviços após passar por prova. O PAT (posto de atendimento ao trabalhador) de Itu auxiliou na contratação dos funcionários, mas ainda há vagas. Para mais informações, acesse: www.sbcdsaude.org.br.

 

Transição

A transição entre a Ibemar e a SBCD foi muito tranquila. “A transição sequer foi percebida”, comentou Gazzola em coletiva. A operação efetiva da nova gestora começou à 0h01 do último dia 20, com o contrato tendo sido assinado em 13 de agosto. Diversas melhorias estão previstas pela nova gestora. Uma delas é a implantação do sistema de classificação de risco (protocolo de Manchester) através de pulseiras coloridas. Segundo a administração, isso facilitará a identificação pelo paciente.

Outras melhorias, como o atendimento “Posso Ajudar?”, a avaliação do serviço prestado e a instalação de uma sala de observação infantil, estão previstas pela SBCD. Reparos internos e externos, aquisição de novos equipamentos e adequação dos sistemas informatizados também estão em pauta. (André Roedel)