Vacina contra HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Itu

Todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) da cidade de Itu possuem a vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano) disponível, informa a Secretaria Municipal da Saúde. Meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos devem se vacinar.

A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

A medida tem o objetivo de aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino. Atualmente, a vacina contra a doença já é disponibilizada em meninos de 12 e 13 anos. Até 2016, o foco da campanha eram as meninas.

A vacinação de HPV também fará parte do grupo de vacinas a serem oferecidas na campanha de multivacinação, que ocorrerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será 16 de setembro.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina de HPV, com intervalo de seis meses entre elas. No caso de pessoas com HIV, transplantados de medula óssea, órgãos sólidos ou pacientes oncológicos, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde janeiro de 2017, a vacina contra o HPV faz parte do esquema vacinal de rotina e está disponível na rede municipal de saúde durante todo o ano.