Vacina contra Influenza está disponível para maiores de 60 anos

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde podem receber a vacina contra Influenza (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Desde segunda-feira (04), idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde podem receber a vacina contra Influenza. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo que a UBS 02 e a UBS 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até às 19h. No sábado (09), das 8h às 14h, a vacinação acontece nas UBS 02 e 05.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – Divisão de Imunização – São Paulo/SP, o objetivo com a campanha de vacinação contra a influenza, que prossegue até o dia 3 de junho, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os próximos grupos prioritários contemplados pela campanha serão: crianças com 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (a partir de 2 de maio); povos indígenas, professores, pessoas portadoras de deficiência e comorbidades (a partir de 9 de maio); caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa (a partir de 16 de maio).

Quarta dose

Ontem (05) teve início a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 em idosos com 60 anos ou mais que tenham recebido a dose adicional (3ª dose) do imunizante há mais de 4 meses. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante a semana, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 e a UBS 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até às 19h. No sábado (09), a vacinação será feita nas UBS 02 e 05, das 8h às 14h.

Neste momento, a segunda dose adicional da vacina contra a Covid poderá ser feita com a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, conforme disponibilidade. Para agilizar o atendimento, é importante que o munícipe faça o cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br).


Trabalhadores da Saúde podem atualizar situação vacinal contra o sarampo

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo teve início nesta segunda-feira (04), com o objetivo de atualizar a situação vacinal dos referidos profissionais contra a doença. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que as UBS 02 e 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até às 19h. No sábado (09), das 8h às 14h, nas UBS 02 e 05, também haverá vacinação contra a doença.

O sarampo é uma doença exantemática infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após.