Vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes ocorre em Itu

A partir desta quarta-feira serão vacinadas as pessoas com comorbidades e deficiências, entre outros grupos (Foto: Juca Ferreira/Divulgação)

Entre quarta (12) e sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a aplicação de 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa de 50 a 59 anos. A vacinação acontece no estacionamento da Prefeitura (drive-thru) e na Subprefeitura do Pirapitingui.

Para receber a vacina, a pessoa deve ter uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (veja relação no infográfico). Nesta terça (11), a Secretaria de Saúde informou que o Plano Estadual de Imunização (PEI) suspendeu temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades (grupo que fazia parte dessa nova fase de vacinação), em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite de segunda-feira (10) e que, portanto, seguirá tal determinação. 

A pasta informou ainda que divulgará oportunamente as novas orientações dos órgãos superiores sobre a vacinação de gestantes. A Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Já vacinação de puérperas seguirá o calendário divulgado nesta semana pela Prefeitura de Itu, somente sendo suspenso caso ocorram novas orientações técnicas vindas do PNI e do PEI.

Cronograma

Nesta quarta-feira, aplicação ocorre das 16h às 20h e contempla pessoas com 57, 58 e 59 anos que tenham comorbidades, puérperas (até 45 dias após o parto) com 18 anos ou mais e com comorbidades, transplantados que utilizam imunossupressores com 18 a 59 anos, pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente de 50 a 59 anos com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Na quinta-feira, será das 7h às 12h para pessoas com 55 e 56 anos que tenham comorbidades e demais públicos citados acima. No mesmo dia, mas das 13h às 19h, serão vacinadas as pessoas com 53 e 54 anos que tenham comorbidades e as demais categorias de contemplados.

Na sexta-feira, a vacinação ocorre das 7h às 19h e contempla pessoas com 50 a 59 anos que tenham comorbidades e todos os demais grupos já citados. Os pacientes que fazem hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva), na faixa etária de 18 a 59 anos, serão vacinados na clínica onde realizam o tratamento. 

Já os que realizam acompanhamento pelos grupos de diabetes e hipertensão (dentro dos critérios contemplados pelo Plano Estadual de Imunização) podem procurar a sua UBS de referência para retirada da documentação necessária para a vacinação.

Documentação

A documentação necessária é a seguinte (além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço): para pessoas com 50 a 59 anos que tenham comorbidades, declaração médica ou receita médica que tenha sido emitida no máximo há seis meses ou exames que tenham sido realizados no máximo há seis meses.

Para puérperas (até 45 dias após o parto) com 18 anos ou mais e com comorbidades: declaração de nascido vivo, comprovante com registro da criança e comprovante de comorbidades (declaração médica ou receita médica que tenha sido emitida no máximo há seis meses ou exames que tenham sido realizados no máximo há seis meses).

Para transplantados que utilizam imunossupressores com 18 a 59 anos: declaração médica ou receita médica que tenha sido emitida no máximo há seis meses ou exames que tenham sido realizados no máximo há seis meses. Para pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos, não há necessidade de documentação para comprovação

Já pessoas com deficiência permanente de 50 a 59 anos com BPC, é necessário o comprovante do BPC ou laudo que comprove a deficiência permanente ou documento que conste a deficiência ou cartão de ônibus

Para todos os contemplados citados, além dessa documentação, é preciso apresentar CPF, documento com foto e comprovante de endereço. A fim de agilizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os munícipes façam o cadastro no site Vacina Já.

Um comentário em “Vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes ocorre em Itu

  • 14/05/2021 em 17:56
    Permalink

    Quando será aplicada a segunda dose?

Os comentários estão desativados.