Vai um hambúrguer aí?

Iguaria surgida há séculos e difundida pelas redes de fast food hoje ganha novas receitas e tem até um dia especial para ser celebrada!

 

O hambúrguer é uma das comidas mais populares no mundo todo e até tem um dia especial dedicado a ele: 28 de maio. Para comemorar a data, confira a história dessa iguaria tão apreciada e que a cada dia vem ganhando novos paladares.

A origem do hambúrguer vem dos tempos remotos, em meados dos séculos 12 e 13. Os tártaros, tribos nômades guerreiras, introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível e, depois, formavam uma pasta e comiam. O nome “hambúrguer” vem da cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde começou a tornar-se popular.

No entanto, o alimento ganhou popularidade mesmo nos Estados Unidos, quando imigrantes alemães levaram a ideia para o país. De lá para cá, o hambúrguer foi difundido para diversos lugares do mundo, principalmente por meio de restaurantes de fast food’s (comidas rápidas) e lanchonetes.

O hambúrguer chegou ao Brasil quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja de uma franquia de fast food, em 1952. No cardápio também havia sundae e milk-shake e as novidades logo ganharam a preferência da população.

As diversas variedades de hambúrguer também são um aspecto que faz parte da popularidade do prato. Receitas de hambúrguer de picanha, de frango, de peru, de peixe e até de soja, entre outros, têm atraído novos paladares.

 

Tipos de hambúrguer

Além do tradicional, composto por carne e temperos, o hambúrguer está ganhando cada vez mais versões. Um dos mais famosos e que vem fazendo a cabeça dos apaixonados pela iguaria é o hambúrguer gourmet.

Esse tipo de lanche se caracteriza por utilizar receitas pontuais, refinadas e que não são encontradas facilmente em nenhum outro fast food da categoria. O termo gourmet está diretamente ligado ao tipo de ingrediente, qualidade e origem. Desta forma, um hambúrguer gourmet é diferenciado, considerado especial, sofisticado e premium.

Para quem ama comer hambúrguer, mas não quer sair da dieta, existe também a versão light. Essa opção é rica em proteína e de baixo valor calórico, excelente para pós-treino visando a recomposição protéica. Para melhorar os benefícios, ele pode ser acompanhado por pão integral e salada.

Os vegetarianos também podem apreciar um bom hambúrguer, a diferença é que não é utilizado nenhum tipo de carne animal, sendo substituída por ingredientes como quinoa, feijão, nozes e beterraba.

Outro tipo de hambúrguer que está na moda são os  mini burgers, uma ótima opção para um lanchinho leve e também para a criançada. Eles são preparados em um tamanho menor e colocados em pãezinhos pequenos com queijo.

 

Como fazer um hambúrguer

Confira uma receita passo a passo para fazer um delicioso blend burger:

  1. Use carne de qualidade, de preferência de açougues ao invés de supermercado;
  2. Misture diferentes tipos de carne em seu hambúrguer, como acém com fraldinha ou acém com peito e pescoço ou peito e coxão duro;
  3. Preferencialmente, use 20% de gordura em seu hambúrguer, por exemplo:
    – 350g de acém + 350g de peito + 350g de pescoço + 250g de gordura do peito
    – 525g de peito + 525g de fraldinha + 250g de gordura do peito
    – 525g de peito + 525g de coxão duro + 250g de gordura do peito;
  4. Corte a carne em cubos e misture os tipos de carne antes de moer;
  5. Moa por duas vezes para garantir a mistura e textura ideal para seu hambúrguer;
  6. Porcione a carne com 120g (hambúrguer mais fino) ou 180g (hambúrguer mais alto). Se não tiver balança, meça com sua mão mesmo;
  7. Jogue a bola de carne de uma mão para outra por umas 10 vezes, isso é bater o hambúrguer;
  8. Usando um aro de fritar ovo, aperte a carne com uma colher até que preencha todo o diâmetro. Se não tiver aro, use um prato para pressionar a bola de carne na mesa e formar o hambúrguer com as próprias mãos;
  9. Aperte o centro do hambúrguer com uma colher para seu hambúrguer não inchar quando for ao fogo;
  10. Use papel manteiga ou papel filme para separar os hambúrgueres ou embrulhá-los.

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça a panela em fogo médio-alto por 5 minutos. Coloque o hambúrguer e em seguida coloque sal por cima. Para um hambúrguer mal passado deixe 1min30 de cada lado, ao ponto 2min30 e bem passado 4 a 5 minutos de cada lado. Tudo depende da potência da sua chama e da panela. Este tempo é válido para um hambúrguer de 180g e pode ser servido como base, o ideal é você descobrir o tempo ideal para seu fogão. Agora é só montar o hambúrguer com os seus acompanhamentos de preferência!