VAR é a única novidade para o Paulistão 2019

Conselho Arbitral aconteceu na manhã da última terça na sede da Federação Paulista de Futebol/ Foto – Reprodução

A reunião do Conselho Arbitral do Ituano foi realizada na última terça-feira (23), na sede da Federação Paulista de Futebol, reunindo o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, diretores e representantes de 19 dos 20 clubes participantes. Apenas o Palmeiras não se fez representar.

Entre outros assuntos, ficou definido que a fórmula técnica do campeonato que terá início em 20 de janeiro e final em 21de abril, não sofrerá grandes mudanças com relação a 2018. Uma das novidades é que a partir da segunda fase, quando começam os mata-matas, haverá a utilização do VAR (árbitro de vídeo), totalmente custeado pela própria Federação.

O clube campeão receberá um prêmio de R$ 5 milhões. Já o campeão do Interior embolsará R$ 360 mil. O abismo entre as cotas de televisão que há entre os quatro grandes e os demais continua, mas há alguma diferença entre os pequenos, que não receberão todos o mesmo valor.

O Ituano, por exemplo, por ser um clube formador, levará vantagem sobre alguns outros. Por sua longevidade na elite do futebol (o Galo está na Primeira Divisão desde 2002), também diferencia a seu favor o valor a ser recebido da Rede Globo.

Pelo sorteio, o Ituano ficou no Grupo D, ao lado de São Paulo, Botafogo e Oeste. Um grupo difícil, já que conta com um clube de Série A e dois de Série B em nível nacional. Na primeira fase, cada clube joga em turno único contra os demais adversários dos outros grupos, classificando-se os dois primeiros de cada um.

Presente a reunião, o gestor do Ituano Juninho Paulista entende como difícil o grupo do Ituano, mas que o clube estará preparado para fazer um bom campeonato. O Ituano já tem uma base formada deverá contar com a volta de alguns jogadores que estavam emprestados e fará algumas contratações de atletas experientes.