>>> Veículos Históricos: FNM JK 2000

Carro foi lançado no Brasil no mesmo dia em que Brasília foi inaugurada. Modelo foi batizado de JK, em homenagem ao presidente da República Juscelino Kubitschek

No dia 21 de abril de 1960, além da inauguração de Brasília, a Capital Federal, o Brasil festejava, na indústria automobilística, o lançamento do FMN JK, que era produzido pela Fábrica Nacional de Motores (FNM – pronunciada Fenemê), estatal que havia comprado o ferramental e a licença para produzir o Alfa Romeo 2000 no País.

A origem do modelo se dá na década anterior, sendo o primeiro projeto da fábrica italiana após a Segunda Guerra Mundial, tendo ingressado em 1957 no mercado americano, contando com frisos, detalhes cromados e um discreto “rabo-de-peixe”.

Mesmo tendo um preço “salgado” (150 salários mínimos da época, o que hoje seria o equivalente a R$ 161.211) para adquirir o modelo 0 km, o carro caiu no gosto do brasileiro graças a sua tecnologia, possuindo câmbio de cinco marchas (o que era uma novidade), duplo comando de válvulas no cabeçote, bloco do motor de alumínio e pneus radiais.

Outro ponto que chamava a atenção era que o painel possuía um velocímetro sem ponteiro, com a velocidade sendo indicada por uma fita vermelha que corria pelo mostrador. Além disso, o banco dianteiro, reclinado, se transformava em uma “cama de casal”.

No País, o modelo foi batizado de JK em homenagem ao presidente da República Juscelino Kubitschek (1902-1976), que comandou o Brasil entre 1956 e 1961. Porém, após a instauração do Regime Militar, a partir de 1964, o modelo precisou mudar de nome, passando a ser FNM 2000.

Bastante estável, o modelo que possuía 95 cavalos do motor atingia de 0 a 100 km/h em 19 segundos e tinha uma velocidade máxima de 157 km/h. Ele foi produzido no Brasil até o ano de 1972.