>>> Veículos Históricos: Karmann-Ghia

Modelo clássico, o Karmann-Ghia foi sinônimo de carro esportivo brasileiro

 Automóvel esportivo produzido pela Volkswagen, o Karmann-Ghia fez bastante sucesso no Brasil. O carro foi projetado pela empresa italiana Carrozzeria Ghia e construído pela alemã Karmann.

No início dos anos 1950 – pós-guerra –, a Volkswagen produzia apenas o Fusca e a Kombi, veículos resistentes, sóbrios e baratos. Em agosto de 1955 o primeiro Karmann-Ghia saiu da linha de montagem na Alemanha. A aceitação do público surpreendeu. Só no primeiro ano, mais de dez mil carros foram vendidos.

Quando o TC foi lançado, o Karmann-Ghia já estava sem fôlego no Brasil

Com o sucesso mundial, a Karmann abriu uma fábrica em São Bernardo do Campo/SP e, em 1962, o primeiro Karmann-Ghia brasileiro foi produzido. No final de 1967, foi lançado o modelo conversível. Pelo fato de terem sido produzidas apenas 177 unidades, atualmente o Karmann-Ghia conversível é um dos modelos mais raros e valorizados entre colecionadores.

Em 1970, inspirada nos modelos Porsche, a Karmann lançou o modelo TC. Porém, naquela altura o Karmann-Ghia já vinha em decadência. No ano seguinte a Volkswagen do Brasil tirou de linha o modelo tradicional e em 1972 o TC também parou. O modelo europeu ainda seguiu até 1974.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *