>> Veículos Históricos: Leonette

Muito antes que marcas como Honda ou Yamaha fossem sinônimo de motocicletas no Brasil, a Leonette, uma “cinquentinha” fabricada em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, na década de 1960, já fazia sucesso.

Seu criador foi Leon Herzog, um judeu que passou pelo que houve de pior na segunda Guerra Mundial e encontrou paz no Brasil. Com muita luta e trabalho árduo ele começou com uma lojinha no Caju, em 1951 montando e vendendo bicicletas.

Depois passou a acoplar motores dois tempos às bicicletas. os motores eram importados da francesa Lavalette. Como as bicicletas chamavam-se Gulliver, nasceu a Gullivette.

Tempos depois Leon criou a Leonette. O primeiro modelo tinha duas marchas com seletor no manete e pedais para ajudar o motorzinho de 50cm³ nas subidas. Com o passar do tempo as modificações foram melhorando o produto e o sucesso foi certo.

Naquela época, motos de até 50cm³ podiam ser pilotadas por qualquer pessoa maior de 15 anos, sem precisar de habilitação. Mas o regime militar brasileiro endureceu, criando obstáculos aos negócios com países comunistas e Leon dependia de importações.

Para piorar, em 1969 o filho de um ministro morreu em Copacabana, num ciclomotor e, quase imediatamente, os menores foram impedidos de pilotar. As vendas caíram a um quarto do que eram.

A pá de cal para a Leonette foi a invasão das motos japonesas no mercado e o crescimento da grande concorrente, a Mobilete, da Caloi. A ùltima Leonette, modelo Mustang M20, foi produzida em 1971.