Vendaval causa estragos pelas ruas de Itu

A forte ventania que atingiu a cidade de Itu na última quarta-feira (31/10) assustou os moradores e causou estragos em ruas e avenidas. Galhos e até árvores inteiras caíram com os ventos de até 75 km/h, segundo informações da Defesa Civil. As quedas dos troncos afetaram estabelecimentos comerciais e também escolas municipais.

No bairro Vila Nova, esquina das ruas 24 de Fevereiro e Joaquim Borges, uma grande árvore acabou caindo sobre um prédio comercial, provocando sérios danos. Na manhã de quinta-feira (1º), o Corpo de Bombeiros trabalhou por horas para retirar a árvore caída.

Segundo apurou a reportagem do JP, os galhos tiveram de ser podados paulatinamente, para posteriormente se chegar ao tronco. A raiz da árvore só não foi arrancada totalmente porque a parede do prédio impediu.

Matheus Lucarelli, que trabalha em uma casa comercial nas proximidades, disse que “por volta de 17h45, o vento era muito forte. Quando se percebeu que a árvore poderia cair, foi só o tempo de dois motoristas correrem para tirar seus carros que estavam estacionados no local. O barulho foi grande e o susto também”.

Após o trabalho dos Bombeiros, a Defesa Civil deverá fazer uma vistoria para determinar se o prédio será ou não interditado. Foram registradas quedas de árvores em diversos pontos ainda, como Avenida Portugal, São Cristóvão, Rua Cecília Meneghini de Matos e próximo ao IBAO. Não houve desabrigados.

Um posto de combustíveis no quilômetro 26 da Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia foi destelhado. Diversos bairros foram afetados pela queda de energia elétrica. A CPFL Piratininga informou que, devido ao forte temporal ocorrido, 2 mil clientes ficaram sem energia em Itu.

Equipes da distribuidora foram mobilizadas desde o início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível. A previsão era que o fornecimento de energia na cidade fosse normalizado ainda na tarde de quinta.

Aulas suspensas

Em decorrência do vendaval, houve a suspensão de aulas em 5 escolas municipais na quinta-feira. A previsão é retomar a normalidade na segunda-feira (05). Na Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber, EMEF “Profª Ermelinda Silveira Machado” e EMEF “Convenção de Itu” houve pequenos danos (em sua maioria nos telhados), mas não houve comprometimento estrutural.

Os pequenos estragos causados nas escolas serão custeados pelo seguro. Durante o vendaval, dois alunos da escola “Convenção” sofreram escoriações leves, em razão da queda das telhas, e foram levados ao Hospital São Camilo, sendo liberados logo após o atendimento. Na mesma escola, um estudante foi picado por abelha.

Na EMEFEI “Márcio João de Arruda e na EMEFEI “Camping Santa Fé”, localizadas na Zona Rural, as aulas foram suspensas devido o trabalho de remoção de árvores nas estradas de acesso. Além das 5 escolas, houve a suspensão das atividades de duas creches (ambas no Novo Itu) na quinta, devido a falta de energia elétrica. O restabelecimento já está sendo providenciado pela CPFL.

Posto de gasolina foi destelhado na Rodovia Archimedes Lammoglia/ Foto – Arquivo Pessoal

 

Escola Convenção, localizada na Rua Convenção, foi uma das mais afetadas/ Foto – Arquivo pessoal

 

Árvore caiu em cima de loja na Rua Joaquim Borges, no Centro/ Foto: Moura Nápoli