Vereador Ricardo Giordani é eleito presidente da Câmara

Normino da Rádio, Ricardo Giordani, Givanildo Soares e Dito Roque integram a nova Mesa Diretora da Câmara Foto: André Roedel

O vereador Ricardo Giordani é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Itu para o ano de 2020. A chapa do parlamentar, que conta com Givanildo Soares como vice, Normino da Rádio como 1º secretário e Dito Roque como 2º secretário, foi eleita em sessão realizada nesta terça-feira (10). Apenas José Galvão e Maria do Carmo Piunti foram contrários à chapa, que foi única.

Após a eleição da nova Mesa Diretora para o ano que vem, alguns vereadores fizeram uso da palavra. Os únicos contrários explicaram que seus votos não foram por não respeitarem a chapa, mas porque ela foi gestada no Executivo municipal. Já os eleitos aproveitaram para agradecer os votos.

Ricardo Giordani, que entrou na Câmara ano passado na vaga de Reginaldo Carlota, que renunciou, será presidente do Legislativo a partir de 1º de janeiro, com cargo de um ano. Antes dele, o mais cotado para o cargo era Thiago Gonçales, que chegou a iniciar a formação de sua chapa, mas não teve apoio dos demais integrantes da situação.

“Thiago é meu amigo pessoal, ele sabe disso e sabe que pode contar comigo, assim como todos os vereadores dessa casa, seja da situação ou da oposição. A Maria é uma pessoa que eu converso bastante, o Galvão, o Wilson [da Farmácia]. Entendam que eu vou ser o presidente de todos. Não é porque eu estou mais perto de um ou de outro que essa presidência vai fazer com que eu mude o meu estilo de ser. Então contem comigo”, disse o presidente eleito.

Após a escolha da Mesa Diretora, a sessão foi suspensa por alguns minutos para a formação das comissões – que novamente não conta com nomes da oposição (confira a relação completa abaixo). Com a eleição de Giordani, que era líder do governo, esse cargo fica vago. O nome do novo líder ainda não foi definido.

Confira a relação das comissões:

CJR – Comissão de Justiça e Redação
Presidente: Givanildo Soares da Silva
Membro: Dr. Henrique de Paula Santos
Membro: Thiago Gonçales

CFO – Comissão de Finanças e Orçamento
Presidente: Manoel Monteiro Gomes
Membro: Dr. Henrique de Paula Santos
Membro: Thiago Gonçales

COSP – Comissão de Obras e Serviços Públicos
Presidente: Thiago Gonçales
Membro: Dr. Benedito Roque Moraes
Membro: Manoel Monteiro Gomes

CESASAM – Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Acessibilidade e Mobilidade
Presidente: Manoel Monteiro Gomes
Membro: Dr. Sérgio Castanheira
Membro: Rodrigo Oliveira Macruz

CEMA – Comissão de Ecologia e Meio Ambiente
Presidente: Dr. Benedito Roque Moraes
Membro: Dr. Sérgio Castanheira
Membro: Givanildo Soares da Silva

CEDP – Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Presidente: Givanildo Soares da Silva
Membro: Rodrigo Oliveira Macruz
Membro: Dr. Sérgio Castanheira