Vereadora mirim apresenta projeto sobre memória indígena ituana

Amanda Karen Motozono discursou sobre projeto de lei para criação da Semana da Valorização da Cultura Indígena/ Foto – Divulgação

Na última terça-feira (21), a jovem Amanda Karen Motozono, aluna do 7º ano do Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, participou da 1ª Sessão Ordinária Mirim da 2ª Legislatura 2017 de Itu, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Itu. A estudante apresentou o projeto de lei que propõe a criação da Semana da Valorização da Cultura Indígena na cidade.

Aprovada, a proposta de Amanda irá para a 2ª discussão na próxima terça-feira (28). O encerramento da 2ª Legislatura 2017 acontece no dia 2 de dezembro, com a formatura e a apresentação dos resultados de cada Projeto de Lei.

Desde que foi eleita vereadora mirim representante do colégio, Amanda passou por uma preparação sobre os poderes Executivo e Legislativo e teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da Câmara e da Prefeitura de Itu, sendo apadrinhada pelo vereador Macruz (PTB).

 

Sobre o projeto

O projeto “Vereador Mirim” é executado pelo Instituto Legislativo Ituano (ILI), em parceria com algumas escolas da cidade. O objetivo da ação é desenvolver educação política e promover a aproximação entre a comunidade e o Legislativo.

Na noite da terça-feira, os Vereadores Mirins, acompanhados de seus Vereadores Padrinhos, comandaram a sessão, onde defenderam, em primeira discussão, os projetos de lei desenvolvidos ao longo de seus mandatos, iniciados em julho.

O evento foi prestigiado por familiares, representantes das 13 escolas participantes e por autoridades, dentre elas o presidente da Câmara José Galvão (DEM) e o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura Heraldo de Oliveira, que representou o prefeito Guilherme Gazzola (PTB).

A presidente do Instituto do Legislativo Ituano (ILI) Charlene Sousa, responsável pela execução do Projeto Vereador Mirim, também fez uso da palavra para ressaltar a importância da Constituição entregue aos mirins, a fim de que eles tenham entendimento sobre seus direitos e deveres.

Todos os projetos em 1ª discussão foram aprovados e seguem para a 2ª discussão na Segunda Sessão Ordinária Mirim, que será realizada na terça-feira (28), às 19h. O evento é aberto ao público.