Vereadores de Itu aproveitam janela partidária e mudam de legendas

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 18h42 COM A MUDANÇA DE LEGENDA DE WILSON DA FARMÁCIA

Os vereadores de Itu aproveitaram a janela partidária – período que ocorreu de 5 de março a 3 de abril – para trocar de legendas. Durante a janela, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os parlamentares que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2020 poderão mudar de partido sem correr o risco de perder o atual mandato eletivo.

Com isso, uma verdadeira “dança das cadeiras” no Legislativo municipal ocorreu, entre todos os 10 vereadores que fazem parte da situação e apenas um da oposição. A principal mudança foi o fim da representatividade do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) entre as 13 cadeiras. Antes com três vereadores, a sigla agora não tem nenhum.

O PL (Partido Liberal) foi o que mais ganhou filiados entre os vereadores. Antes apenas com o líder Thiago Gonçales, agora tem em suas fileiras os vereadores Dito Roque (ex-Podemos) e Luciano Ribeiro (ex-PTB), além do presidente do Legislativo, Dr. Ricardo Giordani (ex-PTB).

Em seguida vem o Cidadania (antigo PPS), que agora conta Normino da Rádio (ex-Podemos), Givanildo Soares (ex-PROS) e Dr. Sérgio Castanheira (ex-PSD). Também com três vereadores aparece o PDT (Partido Democrático Trabalhista), com Macruz (ex-PTB), Mané da Saúde (ex-Republicanos) e Henrique de Paula (ex-PV).

Na oposição quase não houve mudanças. Dr. José Galvão segue no Democratas, assim como Maria do Carmo Piunti continua no PSC (Partido Social Cristão). Já Wilson da Farmácia deixou o Solidariedade e migrou para o PSL (Partido Social Liberal).