Vereadores Mirins tomam posse na Câmara Municipal de Itu

Foto – Divulgação/Câmara

A Câmara de Itu realizou na noite da última quinta-feira (16), a Sessão Solene de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019.

O primeiro ato solene da noite foi a posse. Sob o comando do presidente da Câmara, Givanildo Soares, e com os trabalhos secretariados pelo vereador mirim João Vitor Costa dos Santos, os vereadores mirins, eleitos democraticamente em suas escolas, assumiram o “compromisso de exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem-estar do município” e assinaram o termo de posse.

Em seguida, conforme o regulamento do Projeto, Giva passou a presidência da sessão à vereadora mirim Caroline Novaes Passos, que deu início à eleição da Mesa Diretora Mirim.

Duas chapas disputaram o pleito. A Chapa 01 foi composta pela Presidente Ana Beatriz Silva de Andara, Vice-presidente Beatriz Camargo Valentini, 1º Secretário Rebeka Andrade da Silva e 2º Secretário Maria Clara de Aquino Fairbanks Barbosa. Já a Chapa 02 foi composta pelo Presidente João Vitor Costa dos Santos, Vice-presidente Luiz Gustavo Santana dos Santos, 1º Secretário Matheus Rowe Ferreira de Lima, 2º Secretário Silvio Qing Hua Zhao.

Por nove votos a quatro, a Chapa 01 foi eleita e a Mesa Diretora Mirim tomou posse de seus lugares e deu continuidade aos trabalhos com o apadrinhamento dos vereadores mirins. Em ordem alfabética, os Mirins sortearam os edis que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos.

Agora, os vereadores mirins, com suporte de seus padrinhos, começam a elaboração e redação de seus projetos de lei, que deverão ser apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, em setembro. As capacitações promovidas pelo ILI (Instituto do Legislativo Ituano) e continuam até o fim do ano.

O presidente Giva ressaltou a relevância do envolvimento dos familiares e das escolas com o projeto e destacou uma situação atípica em relação à política: a representação feminina na Câmara Mirim. Dos 13 mirins eleitos, 09 são meninas.

A Diretora Presidente do ILI, Regina Lonardi, parabenizou os alunos e destacou a responsabilidade dos Vereadores Mirins. “Cabe a vocês desenvolverem um bom projeto para o bem-estar comum. Desde 2017, quando foi implantado, três projetos dos vereadores mirins se tornaram lei em nossa cidade. Esperamos que novos projetos dos vereadores mirins se tornem leis e com isso ajudem cada vez mais Itu”

O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre pais de alunos, colegas, professores, diretores e autoridades.

Confira os Vereadores Mirins e seus padrinhos:

Vereador Mirim Vereador Padrinho Escola
Alexia Silveira Ramos Henrique de Paula EE João Antônio Motta Navarro
Ana Beatriz Silva de Andara Dito Roque SESI Itu
Beatriz Camargo Valentini Maria do Carmo Piunti Colégio Progresso Bilíngue – Itu
Caroline Novaes Passos Ricardo Giordani EE Prof. Anthenor Fruet
João Vitor Costa dos Santos Givanildo Soares EE Sylvia de Paula Leite Bauer
Luiz Gustavo Santana dos Santos Normino da Rádio EE Francisco Nardy Filho
Maria Clara de Aquino Fairbanks Barbosa Mané da Saúde EMEFEI Profª. Rachel Steiner Leitão
Maria Fernanda Ferreira de Oliveira Dr. José Galvão EE Profª. Priscila de Fátima Pinto
Maria Luísa Freire Bispo Dr. Sérgio Castanheira EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior
Matheus Rowe Ferreira de Lima Luciano do Secom Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Itu
Rafaela Ferreira da Silva Thiago Gonçales EE Profª. Rosa Maria Madeira Marques Freire
Rebeka Andrade da Silva Wilson da Farmácia EE Profª. Mércia Maria Cazarini
Silvio Qing Hua Zhao Rodrigo Macruz Colégio Anglo – Itu