Viagens em grupo: lazer e novas experiências

Viajar é sempre bom. Através de uma viagem temos a oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas, culturas, gastronomia e adquirir muita experiência. Melhor ainda quando o passeio é feito em grupo. Colocar o “pé na estrada” em grupo significa estar compartilhando a vivência e as aventuras com outras pessoas que têm uma mentalidade parecida com a sua, ou pelo menos, que estão buscando aproveitar e curtir o momento, além de ampliar o círculo de amizade.

Outro ponto positivo de se viajar em grupo é a interação com os outros viajantes. Cada pessoa tem uma origem diferente e uma bagagem repleta de experiências e aprendizados, possibilitando assim uma troca de ideias através das diversas visões e perspectivas de mundo, inclusive sobre os pontos de vista dos lugares visitados durante os passeios.

Claro que em um primeiro momento talvez exista alguma dificuldade de entrosamento, porém, pouco tempo depois, os vínculos vão se formando de maneira natural. A organizadora de viagens Vera Lúcia Crisóstomo explica como funciona o processo para incluir os viajantes. “Meu papel como agente de viagens que coordena e acompanha é fazer a interação, oferecer companhia e estar na medida do possível observando todos”, diz.

Viajar implica também em transladar-se de um lugar a outro e, muitas vezes, os trajetos costumam ser longos. Ao viajar em grupo, o tempo dentro de um meio de transporte tende a passar mais rápido e não ser tão entendiante, já que estes são os momentos perfeitos para conversar, brincar e contar histórias.

Outro benefício é que, ao contratar pacotes especiais para viajar em grupo, a organização e planejamento de itinerários, entre outras preocupações, ficam por conta de profissionais capacitados.

5 destinos para viagens em grupo

Existem muitos lugares no Brasil que oferecem experiências únicas, com diversas atividades e vistas deslumbrantes. Confira cinco lugares para ser visitados em grupo:

  • Caldas Novas – Goiás

Logo ao lado de Rio Quente, a estância hidrotermal é uma das mais conhecidas do País e está repleta de resorts ideais para quem quer relaxar e curtir o dia. Um dos passeios mais bacanas é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, onde há cachoeiras de água quente que chega a 51º C, cercadas de vegetação, além de piscinas e tratamentos que usam as propriedades terapêuticas das águas.

  • Monte Verde – Minas Gerais

Com uma extensa variedade de pousadas, Monte Verde é o destino perfeito para os que buscam por conforto em meio às montanhas. Tirolesa, passeio a cavalo, trekking e arvorismo são algumas das atrações locais para quem não quer só relaxar e sim movimentar o corpo. A região ainda é ideal para comprar doces, queijos e artesanatos.

  • Aparecida do Norte – São Paulo

Aparecida é um dos destinos mais populares de excursões religiosas no Brasil. A cidade abriga o maior santuário mariano do mundo, construído em 1955 para guardar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Isso faz com que, todo ano, mais de 10 milhões de pessoas visitem o local. Outros pontos que também atraem os turistas são: o teleférico, o shopping dos romeiros e o aquário de Aparecida.

  • Campos do Jordão – São Paulo

A cidade localizada na Serra da Mantiqueira tem sua alta temporada nos meses de frio em São Paulo, entre junho e julho. É quando os bares e restaurantes ficam repletos de grupos de pessoas – principalmente os casais –, que saem para curtir a estação e aproveitar para conhecer a gastronomia do local, que conta com excelentes restaurantes e bares.

  • Praias paulistas

Seja no litoral Norte ou no litoral Sul, existe um canto de areia e mar cristalino para chamar de seu em São Paulo. Um desses lugares é a Ilha das Couves, em Ubatuba, com águas claras propícias para quem curte mergulho e um tanto isolada. Outra referência é a Praia de Guaratuba, em Bertioga, ideal para quem quer relaxar e manter o respeito ambiental, já que existem algumas regras a serem seguidas.

Dicas para arrumar a mala de viagem

O momento de arrumar a mala tende a ser complicado para muitas pessoas, já que sempre surge aquela dúvida do que levar, o que não levar e quais devem ser as prioridades. Para facilitar, alguns itens devem ser levados em conta: quanto tempo você vai ficar? Qual é o clima do local? Haverá eventos sociais?

Depois disso, tente organizar sua mala com peças que possibilitem diversas combinações, sem se esquecer dos itens básicos de higiene e medicamentos. Não esqueça também dos documentos. Após isso, é só curtir a viagem. (Beatriz Pires)