Vicente Elias Schanoski recebe título de Cidadão Emérito da Câmara Municipal

Curitibano de nascimento, Vicente Elias Schanoski, importante radialista e nome de destaque no esporte ituano, foi homenageado com o título de Cidadão Emérito em projeto de autoria de Thiago Gonçales aprovado por unanimidade em discussão única pela Câmara Municipal de Itu.

A propositura foi muito elogiada por todos diversos vereadores, que relembraram histórias do homenageado. O líder Giva chegou a dizer que Schanoski é “unanimidade” no meio esportivo, porque nunca ouviu ninguém falar mal dele. Já o autor do projeto destacou que homenagens devem ser feitas ainda em vida – Schanoski tem 81 anos e recentemente deixou suas atividades na Secretaria de Esportes.

O homenageado, um dos responsáveis pelo retorno do Ituano (à época Ferroviário Atlético Ituano) ao profissionalismo, já havia recebido o título de Cidadão Ituano. Ele ocupou o cargo de diretor e secretário de Esportes e chegou a concorrer a uma vaga na Câmara – porém não foi eleito. O presidente Mané da Saúde relembrou a candidatura de “Pitanga”, como é conhecido, ocorrida em 1992. Segundo ele, todos acreditavam que Schanoski já estava eleito e votaram em outros candidatos. No fim das contas ele acabou não conseguindo uma das cadeiras do Legislativo ituano…

Projeto PAZ

Outro projeto aprovado nesta sessão e muito elogiado pelos vereadores foi um de autoria do vereador Sergio Castanheira. A propositura, que passou por unanimidade, dispõe sobre a criação do projeto PAZ – Programa de Adestramento da Zoonoses. Segundo o edil, o PAZ visa adestrar os cães recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, facilitando assim a adoção desses animais por parte dos munícipes.

Diversos edis fizeram uso da palavra para enaltecer o projeto de Castanheira, que disse estar orgulhoso da proposta. “Doar um filhote é fácil. Agora, doar um cão adulto é difícil. Esse projeto é um sonho desse vereador”, disse o edil, que é responsável pelo CCZ. Por conta disso, Maria do Carmo disse que o projeto irá prosperar.

“Muitas vezes votamos algumas leis aqui no plenário que são muito boas e muito importantes, mas depois elas se perdem no Executivo por uma série de motivos. Mas esse projeto eu acredito, e acredito principalmente porque vossa excelência está no Centro de Zoonoses”, disse a vereadora. Aprovada por unanimidade, a lei agora aguarda promulgação do Executivo para vigorar. Dito Roque foi na mesma linha. “Essa lei vai ser cumprida porque o Sergio está lá. Enquanto ele estiver lá, vai ser cumprida. Depois, não sei também”.