Vicente Sampaio recebe Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares

Dezenas de autoridades municipais e representantes da UNEI participaram da cerimônia na semana passada (Foto: Divulgação/Câmara)

A Câmara de Vereadores de Itu realizou na última quinta-feira (25) a sessão solene de entrega do Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares ao presidente da UNEI – União Negra Ituana, Vicente Sampaio, popularmente conhecido como “Vicentão”. O evento contou com a presença de diversas autoridades e integrantes da entidade, além de amigos e familiares do homenageado.

Apaixonado pelo Carnaval desde a infância, Vicente Sampaio fundou e presidiu, em 1978, a escola de samba “Em Cima da Hora”. Três anos após a inauguração, houve uma fusão com a escola de samba de Vila Roma e Vicente novamente presidiu a agremiação. Também esteve na presidência da Liga Ituana de Futebol por nove anos.

Ingressou na UNEI dez anos após a fundação e, juntamente com a diretoria, criou o estatuto da entidade e tornou-se o primeiro presidente estatutário. Ficou afastado por seis anos das atividades da UNEI após se mudar para outra cidade. Mesmo distante, acompanhou o andamento de projetos de sucesso como o Ponto de Cultura, parcerias com a FATEC e outros projetos culturais.

Agora, em seu segundo mandato à frente da UNEI, “Vicentão” segue trabalhando para concretizar o maior sonho da entidade: a construção da sede própria, para que possa ser colocado em prática o estatuto e a agenda de combate à discriminação racial, resgate da cultura africana, projetos culturais e educativos.

O Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares são instituídos pela Lei Municipal Nº 1306, de 22 de fevereiro de 2011, faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e é destinada a pessoas que colaboram para a divulgação de vida e obra de Zumbi ou que, de alguma forma, trabalham para combater o preconceito e a segregação racial.