Vila Vicentina realiza campanha para arrecadação de doações

Por Daniel Nápoli

Vila Vicentina pede ajuda (Foto: Arquivo)

Todos já estão cansados de saber que o novo coronavírus (Covid-19) é mais perigoso em pessoas acima dos 60 anos. Muito se fala da importância de os idosos não saíram de suas casas e, para pessoas que convivem com os mesmos, evitarem o contato e caso morem juntos, as demais pessoas terem cuidados redobrados com a higiene.

Em meio ao cenário da pandemia, como fica a situação dos asilos? Foi pensando nisso que a reportagem do Periscópio esteve em contato com a Associação da Vila de São Vicente de Paulo de Itu (Vila Vicentina), fundada em 1938 e que atualmente abriga 27 idosos.

De acordo com a diretoria do local, “eles (idosos) têm acesso a alimentação adequada elaborada por nutricionista, acompanhamento médico, enfermagem 24h, psicológico e fisioterápico condizentes com suas necessidades de saúde e bem-estar. A entidade conta também com o acompanhamento de uma gestora administrativa, uma assistente social e os préstimos de assessoria jurídica para qualquer caso necessário”, diz o presidente do asilo, José Roberto Zapparoli dos Santos.

“Considerando a séria crise de saúde em que nos encontramos devido à pandemia do Covid-19, todas as medidas de segurança sanitária necessárias foram tomadas já há mais de 15 dias por toda a equipe técnica e administrativa da entidade. Isso está sendo feito de acordo com vários protocolos e principalmente o divulgado pelo Ministério da Saúde. Já tivemos a presença da equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Itu, que constatou que todas as ações tomadas estão completamente de acordo com as exigências atuais”, acrescenta José Roberto.

No entanto, devido as circunstância, eventos que angariavam fundos para o asilo precisaram ser cancelados, o que trouxe dificuldade. “Fechamento do bazar, cancelamento de reuniões, quarentena de voluntários e familiares e outras, tudo isso está causando uma queda significativa nas arrecadações que permitem a sobrevivência da entidade. Arrecadações estas tanto de fundos como de materiais consumidos internamente”.

Com isso, a diretoria teve uma iniciativa. “Estamos promovendo uma campanha especial de arrecadação para que seja possível que a sociedade ituana em geral possa contribuir para manter uma qualidade de vida digna dos idosos abrigados”.

Caso alguém queira e possa promover doações, o asilo necessita de: material de higiene pessoal (fralda tamanho G, fralda geriátrica G, hidratante corporal, álcool em gel, sabonete líquido e shampoo); materiais alimentícios (pó de café, feijão, molho de tomate, óleo, bolachas água e sal, bolachas maisena, adoçante, açúcar, macarrão, milho e ervilhas em lata); material de limpeza (álcool 70%, desinfetante, lysoform laranja, papel higiênico, papel interfolha branco e luvas de borracha tamanho G); e material hospitalar (máscaras e luvas de procedimento látex tamanho G).

O asilo Vila Vicentina está localizado na Rua Luiz Gonzaga Bicudo, 1435, Vila Nova. Mais informações através do telefone (11) 4024-0733 ou e-mail diretoria@vilavicentinaitu.com.br. Caso você que está lendo a matéria tenha o desejo de fazer doação em dinheiro, os dados bancários para transferências são os seguintes: Banco Bradesco -237, Ag. 1724-8, Conta corrente: 3757-5, CNPJ: 45.466.174.0001-82, Razão Social: Associação da Vila de São Vicente de Paulo.

“Agradecemos imensamente toda a contribuição que recebermos e rogamos a Deus para que abençoe abundantemente aqueles que vêm contribuindo para que a nossa Vila Vicentina de Itu consiga manter a vida digna dos idosos por ela abrigados. Que nosso Deus lhes pague”, finaliza o presidente José Roberto.