Visando o combate à LGBTfobia, Comissão de Diversidade Sexual é lançada em Itu

Integrantes da diretoria da Codisei, empossados durante o evento de quinta-feira – Foto: André Roedel

Em evento na noite de quinta-feira (17), Dia Internacional de Luta Contra LGBTfobia, no Hotel Gandini, foi lançada a Comissão de Diversidade Sexual de Itu (Codisei). O lançamento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Guilherme Gazzola, militantes da causa LGBT e a coordenadora de políticas públicas da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Deborah Bittencourt Malheiros.

Inicialmente, foi exibido ao público presente um vídeo com 50 pessoas LGBTs declamando um texto alertando para o preconceito e a homofobia. Em seguida, Deborah fez um discurso elogiando a criação da Codisei e sugeriu a criação de um Conselho Municipal da Diversidade, com a participação das secretarias ligadas à Prefeitura.

Ainda durante o evento, que contou com uma homenagem ao prefeito Gazzola, foram empossados os membros da Comissão, que será presidida pelo diretor de eventos da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Felipe Cavalheiro. Ele também anunciou que a administração municipal propôs uma lei para a inclusão da Semana da Diversidade Sexual e a Parada LGBT no calendário oficial de eventos da cidade. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal, que votará em breve.

Ao JP, o presidente falou sobre os projetos e como surgiu a ideia da Codisei. “Quando eu cheguei em Itu, eu falei: ‘nós precisamos criar uma comissão para poder discutir política pública LGBT’. Porque nós não temos na cidade. Nós temos alguns grupos de militantes, mas que se baseiam unicamente na Parada do Orgulho LGBT. Não só de Parada vive o movimento LGBT. Nós temos 365 dias no ano”.

Cavalheiro conta que, além da Parada, a Codisei irá realizar palestras e simpósios para troca de informações. “Aí finalizamos com a Parada”, explica. “Nesses últimos seis meses, Itu avançou muito mais em direitos LGBT do que nos últimos 400 anos”, afirmou. A Codisei é aberta a todos. Quem quiser participar, basta entrar em contato com a página no Facebook (www.facebook.com/codisei).