Você conhece a APAE DE Itu?

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias

 

Parece que ouvi um caloroso “Sim”!

Entretanto devo dizer-lhe que não, você não conhece. Pensa que conhece, como acontecia comigo, antes desta última visita. Éramos um grupo de pessoas que atenderam ao gentil convite para um Café da Manhã.

Claro que eu já estivera lá na bela Cerimônia de Inauguração da Sede e me surpreendera com as magníficas instalações e sua exemplar organização.

Porém desta vez lá estive com a APAE em funcionamento normal, de todos os dias.

E então me convenci:  eu não conhecia a APAE de Itu!

Difícil descrever o trabalho do Presidente, da Gerente, dos Coordenadores, Professores e Funcionários no atendimento aos Alunos da nossa APAE. Trabalho de todos os dias!

Os três prédios térreos da APAE de Itu, em 14.000 metros quadrados de área, com total acessibilidade,  são exemplo de racional e ergométrica arquitetura, perfeita à distribuição de suas atividades que colimam o sacrossanto objetivo  de “inclusão”. Por mais elogios que se dediquem aos seus idealizadores e realizadores, pouco ainda se fará. Merecem aplausos. Sempre!

Ao andar por aqueles corredores claros, bem cuidados, que permitem, através de elegantes aberturas, a visibilidade das salas de aula com seus alunos aos cuidados dos atentos Professores, as emoções afloram, impossíveis de serem contidas.

Tivemos a oportunidade de presenciar alguns momentos de uma aula de (imaginem!) Matemática. O Professor parecia um experiente prestidigitador, provocando gostosas risadas enquanto passava seus ensinamentos. Fantástico!

Oficinas e laboratórios demonstram não só a preocupação de possuir, como realmente possuem, o que de mais atual existe para as diferentes modalidades específicas, mas também o cuidado  com que foram  montados: tudo agradável à vista, tudo perfeito para aqueles que lá devem passar boa parte de suas vidas.

A piscina, imprescindível à hidroginástica, é um local onde se quer ficar, apresentando água límpida e de um azul bem claro, tendo nas margens os coloridos brinquedos à motivação e às necessidades dos Alunos.

Apenas como informação, estas são as dependências localizadas em alas especiais:  além  das salas de aula, existem as salas para terapias diversas, informática,  hidroterapia e atividades inúmeras.

Realizam-se ali atividades de artesanato, informática, panificação, música, físico-expressiva, jardinagem, natação, futebol. A reabilitação psicomotora é ministrada a partir de zero mês.

Conversando e recebendo as mais diversas informações chegamos ao salão onde estava preparado o Café da Manhã, onde fomos recebidos por um trio de Alunos tocando e cantando músicas atuais, numa harmonia e sincronia dignas de se admirar. Beleza!

Cercada por mesinhas com quatro lugares e devidamente enfeitadas com flores, a grande mesa principal, delicadamente arrumada, estava cheia de quitutes e bebidas, para deleite dos convidados.

Esta é a APAE que existe em Itu e, sem dúvida, será difícil encontrar igual por este imenso Brasil.

Atende a 210 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. O trabalho de atendimento  atinge  suas respectivas famílias, através de programas nas áreas de assistência social, saúde e educação. Tudo 100% gratuito. Possui Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental devidamente legalizadas.  A sua Equipe de Profissionais é constituída de Pedagogos, Terapeutas  Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Instrutores e Pessoal de apoio geral.

A sua Diretoria é constituída de voluntários, dedicados que são à perfeita realização das metas e objetivos da Entidade.

Esta é a APAEI  de Itu, engajada agora em corajosa campanha para aumentar o seu Quadro de Associados.

Portanto, a Sociedade Ituana está convocada a aderir. Cada pessoa, com poucas ou muitas posses, poderá contribuir com quantia mensal e ser Associado da APAE. Além disso, empenhar-se em conseguir novos associados entre seus familiares e amigos. Após devidamente cadastrados como Associados, os que assim preferirem poderão efetuar mensalmente o depósito em  conta da APAE, abaixo registrada. Caso contrário, um mensageiro comparecerá em sua residência para o recebimento, levando o respectivo recibo.

Qualquer quantia será bem vinda. Também qualquer visita será bem vinda, para conhecer essa verdadeira vitória em Educação na cidade de Itu.

Os contatos poderão ser feitos diretamente na APAE ou por telefone, E-mail, WhatsApp.

Telefone: 4022-4604

WhatsApp: 96406-8438

E-mail:  falecom@apaeitu.org.br

Bancos:  Bradesco 237    Agência 0328   Conta Corrente  88034-5

Itau 341             Agência  0278   Conta Corrente  23888-6

CNPJ  50.234.509/0001-77

 

SIM, VOCÊ PRECISA CONHECER A APAE DE ITU!