Vozes de Itu canta Oratória de Elias Lobo

Foto: Divulgação

No próximo final de semana, o Coral Vozes de Itu apresentará a obra histórica Oratória de Nossa Senhora da Conceição, escrita em 1883, a primeira peça musical cantada na Catedral de Campinas, no dia de sua inauguração, a 8 de dezembro daquele ano.

O compositor Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se notabilizou na música brasileira pela composição de peças em língua nacional, influenciado pela música lírica italiana e pela modinha brasileira. 

Depois de notabilizar-se no gênero operístico, Lobo se dedicou à música sacra. Além de missas e novenas, compôs pelo menos três oratórias com temas religiosos. O texto da Oratória de Nossa Senhora da Conceição é de autoria do Dr. Antonio da Costa Carvalho.

A apresentação na Igreja do Bom Jesus, no sábado (07), às 19h15, coincide com os 130 anos de fundação da Congregação Mariana da Imaculada Conceição, sediada naquele templo, justamente em sua festa principal. Já em Indaiatuba o concerto será no dia 8 de dezembro, às 10h, no Mosteiro de Itaici. 

O evento com a participação de solistas do Vozes de Itu e do pianista Daniel Guimarães. A direção artística é de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.

A Igreja do Senhor Bom Jesus fica na Praça Padre Anchieta s/n, Centro de Itu. A Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho fica localizada no Mosteiro dos Jesuítas, Itaici, em Indaiatuba.