WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Por André Roedel

Vanellope e Ralph em cena do novo filme da Disney

Sabe quando uma continuação é bem melhor que o primeiro filme? Sim, é coisa rara de acontecer, mas de vez em quando aparece. É o caso, por exemplo, de WiFi Ralph: Quebrando a Internet, nova animação dos estúdios Disney que estreou na primeira semana do ano visando arrebanhar um bom público durante as férias escolares.

Continuação de Detona Ralph, lançado em 2012, este novo filme amplia o conceito do primeiro longa e dá novos ares para a história. Tudo isso sem perder o clima dos jogos eletrônicos, mas apostando em algo mais ousado: levar os já queridos personagens para um mundo novo, o da internet.

Ralph (dublado no Brasil por Tiago Abravanel) e Vanellope (Mari Moon) saem do velho fliperama rumo à rede mundial de computadores em busca de uma peça que impedirá o fim do árcade em que a pequena personagem participa. Porém, o que era para ser uma aventura descompromissada se torna uma bonita história de amizade, aceitação e também de alerta para os perigos das redes sociais e a exposição ao ambiente virtual.

Tudo isso apostando na fórmula das animações Disney, que evidentemente bebeu da fonte da Pixar, mas vem ganhando vida própria depois dos sucessos de Frozen e Zootopia. Visualmente muito semelhante ao último, WiFi Ralph se inspira em outro grande filme de animação em sua premissa: Divertida Mente. Se no longa da Pixar a intenção é mostrar como funciona a mente de uma garota adolescente, nesta nova aventura de Ralph a ideia é mostrar o funcionamento da internet. Para isso, usa do mesmo conceito inventivo que deu certo na premiada obra de 2015.

Recheado de easter eggs (aquelas deliciosas referências escondidas), WiFi Ralph é o Emoji: O Filme que deu certo. A animação da Sony baseada nos emoticons usados nos chats quis ser o que a produção da Disney consegue com tranquilidade. O filme é repleto de momentos hilários protagonizados pela dupla Ralph e Vanellope e também pelos personagens secundários.

Mas quem rouba a cena mesmo são as princesas Disney, que fazem uma participação pra lá de especial. O momento em que elas aparecem só não é melhor porque acaba. A novidade Shank (dublada por Giovanna Lancellotti) também se destaca, ao apresentar uma personagem forte e destemida que inspira a pequena princesa da “Corrida Doce” a seguir o seu verdadeiro destino.

Em resumo, WiFi Ralph: Quebrando a Internet é uma excelente opção para as férias. Daqueles filmes que agradam toda a família. Tem diversão, momentos emocionantes e aquela liçãozinha de moral que a Disney adora passar no final. Vale o ingresso!

Nota: 4 estrelas