YourName

Por André Roedel

Em uma semana sem grandes estreias no cinema, abro espaço novamente nesta coluna para comentar sobre um filme disponível na Netflix. YourName, baseado num romance de MakotoShinkai, é um anime – nome usado para designar os desenhos animados japoneses – de uma beleza única, com cenas extremamente tocantes.

Eu cheguei a esse filme muito por acaso, zapeando o serviço de streaming numa noite ociosa. E acabei me deparando com uma obra magnífica, que faz jus aos elogios da crítica especializada – e olha que eu não sou muito fã de animes, tenho até um certo preconceito com produções do tipo.

O filme mostra uma história de amor que rompe barreiras de tempo e espaço, usando conceitos de ficção científica. Mas não se engane: YourNameé, acima de tudo, um romance. E dos bons. Sentimental na medida certa usando muito bem da narrativa dos desenhos japoneses.

Na trama, somos apresentados a dois jovens totalmente distintos: Mitsuha, uma garota que mora numa tradicional cidade do interior do Japão, e Taki, um rapaz que segue com sua vida na capital Tóquio. Ambos são bem diferentes um do outro, vivendo vidas que podem ser consideradas opostas.

Porém, num dia, eles começam a trocar de corpos e passam a viver a vida do outro. Diversos problemas surgem com isso, mas eles acabam se ajudando: Taki ajuda Mitsuha a ser mais descolada na escola, enquanto ela o ajuda a se dar bem com as garotas. Em meio a tudo isso, os dois começam a desenvolver um sentimento amoroso – e a trama segue com momentos incrivelmente emocionantes.

Além do ótimo roteiro, a animação japonesa conta com uma beleza estética formidável. Cada quadro é uma verdadeira pintura, tornando YourNamebonito em todos os aspectos. É claro que o filme necessita de certa paciência do espectador, principalmente aquele que não está habituado com animes. Ele se desenvolve num ritmo totalmente diferente de um filme com atores de carne e osso e até mesmo dos desenhos animados norte-americanos.

Sucesso de crítica e público, YourNameacabou não concorrendo ao Oscar de Melhor Animação – o que é um crime. Mas ganhou repercussão pela internet e hoje é disponibilizado na principal plataforma de streaming do mundo, que é a Netflix. Não duvido muito que, em breve, Hollywood resolva fazer uma versão com atores de verdade. Se isso acontecer, que a nova produção seja tão especial quanto a sua matriz…

 

Nota:

 

 

.

Um comentário em “YourName

  • 16/05/2018 em 02:33
    Permalink

    Esse filme é realmente lindo. Me emociona sempre que assisto. Recomendo muito pra quem gosta de romance trágico sem enrolação.

Os comentários estão desativados.