1ª Feira Literária e Cultural será realizada em Itu

De 19 a 22 de maio, a cidade de Itu abrigará a 1ª FLIC – Feira Literária e Cultural. O evento contará com feira literária e programação de palestras com autores do Brasil e residentes no exterior, lançamentos, sessões de autógrafo e conteúdo especial para o público infanto-juvenil – a Flickinha, programada para ocorrer no dia 20 de maio.
Além disso, a FLIC homenageará a Semana de Arte Moderna de 1922, trazendo para o presente a importante questão: “O que teria que estar presente na Semana de 22 se fosse realizada hoje?”. A personagem histórica escolhida para ser homenageada no festival é Pagu, símbolo precoce de feminismo e luta política, quebrando vários padrões da época. Tanto a feira quanto as palestras acontecerão no Colégio Anglo Cidade de Itu.
No último dia 25 de março, aconteceu no Anglo a apresentação oficial da FLIC (a pré-FLIC). Nela, foi apresentada a programação do festival, bem como foi realizada uma mesa com a presença do Dr. Renato Nalini (presidente da Academia Paulista de Letras), Mel Duarte (poeta e escritora) e Jessica Balbino (que participou de vários eventos literários, incluindo a organização da FliPoços). A apresentação foi prestigiada por escritores, jornalistas, produtores culturais e a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu, Maitê Velho.
A programação da FLIC tem como foco a diversidade – aspecto essencial ao se pensar no se seria disruptivo para a arte atualmente. A abertura está programada para dia 19 de maio, às 19h, com a presença da escritora Aline Bei, premiada pelo Prêmio São Paulo de Literatura com o livro “O peso do pássaro morto”. Ela apresentará seu título mais recente, “Pequena coreografia do adeus”.
O conteúdo prossegue nos dias 20, 21 e 22 de maio a partir das 9h, com a abertura da feira literária e programação com presença já confirmada de nomes como Dias Lopes, Giovana Madalosso, Ana Squilanti, Mari Carreara, Jéssica Balbino, Paulo Stucchi, Priscila Amaral, Raquel Aranha, Marcio Pitliuk, Nani Mazurchi, Sergio Biscaldi, Priscila Amaral, Gabriela Soutello, Alexandre Ribeiro, Maria Teresa Ribeiro, Rodrigo Stucchi, Sergio Vaz, Felipe Colbert, entre outros.
Manifestações artísticas
Além da literatura, a FLIC também objetiva abrigar outras manifestações artísticas, ocupando assim o eixo histórico de Itu. O evento contará com exibição de filmes independentes e documentários, exposição fotográfica, atrações teatrais e musicais, palhaçaria e dança.
O dia 20 será dedicado à literatura infanto-juvenil com a “Flickinha”, oferecendo também oficinas e atividades para crianças do Ensino Fundamental e Médio. Para saber mais sobre a FLIC e conferir o currículo dos participantes, acesse o site oficial do evento: https://vempraflic.com.br.