1ª Festa Junina da Vila Colorau será nesta sexta-feira em Sorocaba

Livro é de autoria do casal de pesquisadores Heyttor Barsalini e Isamara Gouvêa (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (28), às 18h, vai acontecer a 1ª Festa Junina da Vila Colorau, em Sorocaba. O evento é promovido pela Associação de Moradores do bairro e contará (entre outras) com delícias como o nacionalmente famoso Rojão e o Bolinho de Frango, receitas típicas da cidade de Ribeirão Grande, que “exportou” muitos de seus filhos e filhas para viverem em Sorocaba, exatamente nesse bairro.

Não à toa, a festa terá esse clima Ribeirão Grandense, incluindo o lançamento do livro “A Culinária Dourada de Ribeirão Grande”, do casal de pesquisadores Heyttor Barsalini e Isamara Gouvêa. A obra faz parte de amplas pesquisas que o casal inclui no projeto Receitas Históricas Brasileiras, iniciado em 2013.

Ribeirão Grande guarda conhecimentos culinários que são relíquias culturais. “O projeto teve início com o convite de Cláudio Balaio, morador da cidade e preservador da cultural local. Ele nos levou aos interiores das casas e dos sítios onde estavam pessoas que fazem receitas da culinária tradicional local, transmitidas há gerações”, explica Heyttor Barsalini.

Curau de milho salgado com galinha caipira, bolinho encapotado (bolinho frito recheado com pedações de galinha), doce de raspa de mandioca e cardito (um caldo à base de temperos acompanhado de um bolinho de farinha de milho) são algumas das 26 delícias descritas no livro.

“São pratos que não se encontram em restaurantes, mas apenas nas residências familiares, quando alguma avó, tio ou tia os prepara”, completa Isamara. São preparações que combinam a ancestralidade indígena Kaingang e as tradições culinárias portuguesa, italiana e africana, próprias da história cultural de Ribeirão Grande.

O livro, editado pela FoxTablet Editora, tem 100 páginas e foi escrito em forma de um diário, resultando em uma leitura leve e dinâmica, amplamente ilustrado com fotografias apetitosas. Além das receitas, os autores registraram particularidades muito próprias da cidade, como os antigos rituais de casamento e a celebração de um carnaval completamente diferente do convencional.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Colorau, Renato Proença, também natural de Ribeirão Grande, observa: “Há décadas o bairro acolhe com carinho os ribeirão-grandenses que buscaram Sorocaba para uma melhor qualidade de vida e, sucessivamente, os parentes daqueles que vieram primeiro, optaram por ficar próximos dos familiares e acabaram se instalando aqui na vila ou nas adjacências”. O evento aconteceu na sede da Associação, localizada na Rua Peru, 415, Vila Colorau, em Sorocaba.