1ª Semana Padre Bartolomeu Taddei é realizada em Itu

Do dia 1º de junho até a última quarta-feira (7), a cidade celebrou a primeira Semana Padre Bartolomeu Taddei, com o objetivo de homenagear a memória de um dos mais importantes missionários católicos da história do país, o qual viveu em Itu por cerca de 50 anos.

No decorrer da semana, foram realizadas festividades diversas, como Hora Santa e Bênção do Santíssimo Sacramento, Missa da Comunhão Geral com o Apostolado da Oração, celebração de missa pedindo beatificação do Padre Taddei, concerto “A Música na Igreja do Bom Jesus”, missa cantada com participação da Schola Cantorum de Itu, Missa Prima Pontificalis de Perosi e inauguração do Memorial do Apostolado da Oração.

 

Realização do evento

A iniciativa foi uma realização da Igreja do Bom Jesus (Paróquia Nossa Senhora da Candelária) e do Centro do Apostolado da Oração, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Cultural e Biblioteca História Padre Luiz D’Elboux.

Geraldo Gonçalves Júnior, secretário de Cultura de Itu, contou que pretende tornar a semana parte integrante do calendário anual da cidade. “Como sempre, o que me chama a atenção é o esforço daqueles que trabalham diletantemente para manter vivas a cultura e tradições de nossa cidade. A todos eles, meu reconhecimento”, completou, sobre a visão do evento.

 

Vida de Bartolomeu Taddei

Padre Bartolomeu Taddei nasceu no dia 7 de novembro de 1837, em Áquila, Itália, e é uma das figuras mais expressivas do clero brasileiro. Ele fundou, em 1871, o primeiro centro Apostolado da Oração no Brasil, na Igreja do Bom Jesus, e atuou como missionário de cidade em cidade, fundando centros de devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ele ainda criou centenas de centros do Apostolado da Oração, os quais mudaram a história da Igreja Católica no Brasil.

Ele também foi o pioneiro da imprensa católica, fundando a revista “Mensageiro do Coração de Jesus”, em 1896 na cidade, até hoje uma das publicações católicas mais lidas, dando origem à Editora Loyola. Além desses feitos, foi mentor dos intelectuais que formaram o jornal “A Federação” (1905).

Taddei também investiu quantias significativas de dinheiro para reformas na Igreja do Bom Jesus, construindo dois santuários ao Sagrado Coração de Jesus, em 1904 na cidade e em 1906 em Santos. Ele foi a figura central da transformação de Itu em Roma Brasileira.

Ao longo do século XX, houve grandes celebrações em sua memória, como o centenário de nascimento, em 1937, criação de ruas e memoriais em Itu, Santos e São Paulo, e em 1987, sesquicentenário de nascimento.

“Por ser a primeira vez, fiquei surpreso com a aceitação que o evento teve, principalmente com a divulgação em parceria com a Secretaria de Cultura”, conta o Diácono Francisco Carlos de Moraes, acrescentando que achou a semana excelente, com um grande fluxo de pessoas nas missas. “Pessoas de várias paróquias da cidade vieram prestigiar”, finaliza.