3º encontro anual de colecionadores terá exposição de rádios do início do século XX

A novidade da 3ª edição do encontro é a Exposição de Rádios Antigos (Foto: Divulgação)

Colecionadores, curiosos, nostálgicos ou pessoas e famílias que queiram aproveitar um final de semana diferente poderão visitar o 3º Encontro de Colecionismo de Itu e Região, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Espaço Fábrica São Luiz. O evento promove a compra, venda e exposição de diversos itens colecionáveis e tem entrada gratuita. 

Para este ano, são esperados aproximadamente 25 expositores. O encontro também proporcionará a avaliação, compra, venda ou troca de itens colecionáveis como relógios, carrinhos, medalhas, selos, cédulas, moedas, canetas, chaveiros entre outros. O evento é aberto ao público e ocorre das 9h às 18h (sexta e sábado) e 9h às 16h (domingo).

A novidade da 3ª edição é a Exposição de Rádios Antigos. Durante muitos anos, o rádio desempenhou grande papel no cotidiano de gerações de pessoas, levando música, entretenimento e informação às famílias. E os mais nostálgicos poderão rever alguns modelos de aparelhos que frequentaram as casas das famílias brasileiras no início do século XX. Muitos deles equipados com válvulas. Trata-se da exposição com mais de 15 aparelhos em perfeito estado, todos restaurados e que pertencem ao colecionador Arthur Roson, da New Old Stock

O 3º Encontro de Itu faz parte de um roteiro do colecionismo pelo interior paulista, que já realizou 10 eventos na região pelos organizadores João Ricardo Pupo e Mauro Vasconcellos. O objetivo maior é levar a prática saudável do colecionismo para novas gerações de pessoas e ativar a paixão naqueles que um dia já quiserem ou tiveram uma coleção. O colecionismo, lembra Pupo, gera conhecimento, traz alegrias e possibilita muitas amizades. Mauro destaca que a intenção é despertar o interesse pela prática de guardar, selecionar e organizar produtos de acordo com o gosto pessoal.

Existem coleções para todos os gostos e que exigem diferentes graus de atenção, sendo possível colecionar itens com pouco investimento financeiro. O grande charme do colecionismo é que não existe coleção “certa”, pois cada colecionador direciona sua atividade àquilo que ele quer ter, motivando seus objetivos pessoais. E, desta maneira, preservar a história e a cultura de um povo. Colecionar traz senso de organização e de controle, além de conhecimento nas informações contidas no próprio produto e a relação com a comunidade na época em que foi produzido. O 3º Encontro de Colecionismo de Itu tem apoio da Sociedade Numismática Brasileira (SNB).