Social 08.03.16

Mulher (Sexo Frágil)

Erasmo Carlos

Dizem que a mulher é o sexo frágil

Mas que mentira absurda!

Eu que faço parte da rotina de uma delas

Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço

Sua sapiência não tem preço

Satisfaz meu ego, se fingindo submissa

Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha

Quero uma mulher só minha

Mas pra quem deu luz não tem mais jeito

Porque um filho quer seu peito

O outro já reclama a sua mão

E o outro quer o amor que ela tiver

Quatro homens dependentes e carentes

Da força da mulher

Mulher! Mulher!

Do barro de que você foi gerada

Me veio inspiração

Pra decantar você nessa canção

Mulher! Mulher!

Na escola em que você foi ensinada

Jamais tirei um 10

Sou forte, mas não chego aos seus pés

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criado, esse dia não pretendia apenas ser comemorado. Na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Chegamos ao terceiro milênio e, embora muitas tenham sido as conquistas, estamos longe de termos igualdade em direitos. A mulher continua sofrendo discriminação, assédio e humilhação. Sexo Frágil? Onde? Em quê? A mulher sangra todos os meses! Traz ao mundo seus filhos e os amamenta! Tem várias jornadas de trabalho! Suas lágrimas nem sempre demonstram fragilidade, pois… Chora quando está muito feliz! Chora quando está muito triste! Sofre com o sofrimento de seus filhos! Muitas vezes esconde seus sofrimentos para poupar a família! Se pudesse, tiraria a dor de seus entes queridos, e traria para si. Enfim, temos na mulher um ser humano que possui a força de uma leoa e a fragilidade de um fino cristal em seu coração. Embora conheça e saiba usar a razão, seu coração grita mais alto. Amor, doação e fé são as essências da mulher!

Independente de classe da social, cultura, raça ou sexo, o que entendemos é que o ser humano tem que ser respeitado e valorizado. Destacamos algumas mulheres de nossa cidade, que independente de suas profissões, cultura, formação ou estado civil, fizeram e fazem a diferença em nossa sociedade, dando o melhor de si. Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Maria José Amato de Moraes Quinteiro

Bióloga, professora, viúva, mãe de duas filhas maravilhosas e vovó de um lindo neto. Artesã proprietária da “Boutique do Artesanato”.

Maria Jose Quinteiro

Lua Livian Varin

Comerciante, mãe de um casal de filhos lindos, proprietária da “Arte da Cerveja”. É uma guerreira que superou as adversidades e transmite muita alegria de viver.

Lua

Zulmira Germigniani

Comerciante, mãe de três filhos (um em memória), avó de três netos incríveis, batalhadora e otimista. Administra a “Reconpeças” com uma competente equipe de funcionários. Na foto, está ao lado da filha Valeria.

Zulmira Germigniani e a filha Valeria Pedroso

Maria Vicente

Administradora da “Paraíso Materiais Para Construção”, casada, mãe de um filho, apaixonada pela família, amigos e trabalho. Batalhadora incansável.

Maria Vicente

Ana Paula Cortes Bastos

Solteira, dedicada à família e aos amigos. Assessora de Marketing da ACII há 17 anos, com muita competência. Gentileza e alegria no que faz é sua marca.

Ana Paula Bastos

Priscila Fruet

Administradora da “Supricopy Copiadora e Impressoras”, casada, dedicada ao trabalho e à família, apaixonada por animais. Sempre sorrindo e esperançosa por dias melhores.

Priscila Fruet

Renata Fontoura Campos

Proprietária da “Império Uniformes”, casada e mãe da pequena Maria Eduarda, aguardando a chegada do André Vinicius. A sogra, Neide Previde Campos, é casada, administradora e mãe de três filhos.

Renata Fountoura e Neide Previde Campos Previd

Fernanda Negocia

Técnica em Informática e proprietária da loja “Requinte do Interior”, casada, mãe de um filho lindo. Junto de sua mãe, Ana Negocia, se dedica a esta loja, que já é referência na região. Simpatia e alegria são sentimentos que essa dupla transmite com muito amor.

Fernanda e Ana Negocia

Zélia Vaccari Gomes

Casada, mãe, atual Primeira-Dama, realiza vários trabalhos sociais à frente do Fundo Social de Solidariedade de Itu. Pessoa simples, dedicada e comprometida com suas funções. Ao lado das proprietárias da “Dell Anno Itu” Tânia e Sônia, também pessoas dedicadas e que atuam na área social da cidade, sempre com muito prazer.

Zelia - Tania e Sonia

Maria Estela Zonatti Bruni

Casada, mãe de duas filhas maravilhosas, Renatinha e Carol, proprietária da loja “Pérola Negra”, dedicada ao comércio desde a adolescência. Batalhadora, esperançosa e dona de uma fé inabalável. Amiga dos amigos e transmite muita alegria de viver.

Estela Bruni e as filhas Renata e Carolina

Edi Marisa Machado

Casada, proprietária da loja de calçados “Rico Machado Shoes”. Dedicada à família, aos amigos e ao trabalho, disposta a somar com as pessoas que batalham com fé e disposição. Sempre com um lindo sorriso nos lábios, transmite muita alegria e amor.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Balbina de Paula Santos

Casada, mãe, vereadora, divide suas jornadas de trabalho entre família, legislativo e os negócios, junto com os filhos e o marido. É corajosa e batalhadora. Na foto, está com Fernanda Batista Souza, sua secretária, que está aniversariando amanhã (9). Nossos parabéns!

GEDSC DIGITAL CAMERA

Acontece por aí…

Clube dos Casados – Salto

12/03 – Baile sem reserva de mesas – Banda não informada – Rua Antonio Vendramini, 200, Vila Teixeira, Salto – Informações e reservas: (11) 4028-1557.

União Recreativa dos Casados – URCA

13/03 – Baile de Domingo – Banda AlphaVille, de São Paulo – 19h30 às 23h – Rua Euclides Marins Dias, 83, Vila Gardiman, Itu – Informações: (11) 4022-3551.

Gorila’s Country Clube

12/03 – Bailão Dinan Mendes – 19h30 às 23h30 – Informações: (11) 97368-8955 (Vivo) / (11) 95422-3407 (Tim).

Atenas Clube Itu

13/03 – Bailão Dinan Mendes – 18h – ­Informações: (11) 97368-8955 (Vivo) / (11) 95422-3407 (Tim).

Sala Palma de Ouro / Salto

13/03 – Nova Legião Urbana – 19h30 – Classificação: Livre – Rua Prudente de Moraes, 580, Salto – Informações: (11) 4602-8693.

Pérola Negra Itu

08/03 – “Simplesmente Mulher”: lançamento da Coleção Outono/Inverno 2016 – 9h às 19h – Rua Santa Rita, 545, Itu – Informações: (11) 4023-3364.

 

Bazar da Pechincha / Itu

08, 9 e 10/03 – Bazar da Pechincha e Boutique, em prol da Assatemec – Roupas masculinas, femininas e infantil, calçados e utensílios domésticos – 9h às 17h – Praça Padre Miguel, 92, Centro.

Chácara do Rosário / Itu

10/03 – Feminina Chamber Orquestra: Homenagem ao dia Internacional da Mulher – 19h – Estrada Velha de Itu a Salto – Reservas: (11) 4022-0206.

Teatro TEMEC Itu

12/03 – Feminina Chamber Orquestra: Homenagem ao dia Internacional da Mulher – 20h – Rua Cuiabá, 61, Itu – Reservas: (11) 4022-0206.

Fazenda Concórdia

13/03 – “Terreiro, Viola e Amigos” – Porco no Rolete – A partir das 10h30 – Valor por pessoa: R$ 85,00 – crianças até 3 anos não pagam / de 4 a 10 anos: R$ 65,00 – Convites à venda na Cooperativa Agrícola Mista de Itu – Informações: (11) 4023 0389.

Clube Comerciários Itu

19/03 – Flash Back – DJ Roger – Anos 70, 80 e 90: Uma viagem no tempo – 21h – Informações e vendas na Secretaria do Clube: (11) 4023-0946 / Disk ingressos: (11) 99877-2530 (C/ Kátia).