9ª Parada LGBTQIA+ de Itu acontecerá neste domingo

No ano passado, a Parada LGBTQIA+ de Itu percorreu a Avenida Galileu Bicudo e contou com shows no CEA Villa (Foto: Arquivo)

A 9ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itu será realizada no domingo (18), com início às 12h, na Avenida Francisco Ernesto Fávero, no bairro Rancho Grande, em frente à Padaria Tula. Este ano, o evento contará com o maior trio elétrico já utilizado na cidade – com 19 metros de extensão – viabilizado por meio do edital +Orgulho, promovido pela Secretaria de Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). 

A passeata inicia-se às 14h, com dispersão programada para as 15h na Praça Washington Luiz, onde será montada uma estrutura completa com palco, som, iluminação e painel de LED, para apresentações artísticas voltadas à cultura LGBTQIA+, com encerramento previsto para as 22h. Essa parte do evento é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria de Cultura de Itu e do Governo Federal.

Além do caráter festivo e reivindicatório, a edição 2025 da Parada LGBTQIA+ de Itu também promove ações de impacto social e ambiental. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serão plantadas nove árvores frutíferas ao longo do percurso, simbolizando cada uma das edições da Parada, e reforçando o compromisso do evento com a redução dos impactos ambientais – como a emissão de gases de efeito estufa.

Outra iniciativa de destaque é o incentivo à solidariedade: o público será convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a centros de caridade da cidade. A estimativa de público para este ano é de aproximadamente 10 mil pessoas, um crescimento significativo em relação às 6 mil pessoas que participaram em 2024.

Semana da Diversidade

A programação da Parada LGBTQIA+ de Itu começa já no dia 16 de maio (sexta-feira), com a abertura da Semana da Diversidade. Às 19h, no CILA, será realizada a roda de conversa “Que Parada Queremos?”, espaço de diálogo com a comunidade sobre as ações que o coletivo realizará nos anos de 2025 e 2026.

Encerrando o período de atividades, no dia 28 de maio (quarta-feira), acontece a 1ª Conferência dos Direitos da População LGBT+ de Itu, das 9h às 13h, no auditório da Prefeitura Municipal. O encontro é uma parceria entre a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itu, a OAB Itu e a Prefeitura, visando fortalecer as políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *