Projeto “Lar NADA doce lar” é realizado na Praça do Carmo
Por Daniel Nápoli
A Praça da Independência (Largo do Carmo) recebeu entre o final da manhã e a tarde do último sábado (21) a casa interativa “Lar NADA doce lar”. O evento foi uma realização do Projeto Estação 29 e Motoclube Tribo de Judá, com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.
Ao entrar na casa interativa, a pessoa podia percorrer todos os cômodos de um lar, observando e identificado os sinais de violência, sejam eles sutis ou explícitos, desde o uso de drogas lícitas e ilícitas, vivenciando os impactos visual e auditivo.
Secretário de Promoção e Desenvolvimento Social, César Benedito Calixto falou ao Periscópio a respeito do projeto. “Essa iniciativa procura demonstrar as realidades que muitos lares enfrentam em relação a violência e ações negativas a partir de desequilíbrios sociais. As pessoas que visitarem essa casa vão perceber ambientes onde há o uso de drogas, onde ocorreu uma violência doméstica entre participantes das famílias. Sons capitados pelo COPOM da Polícia Militar, para mostrar os momentos aflitivos, pois está sendo violado no seu direito individual dentro da sua própria casa”.
César prossegue. “Quando a Secretaria traz para a praça um evento de interesse da socialização, passa a ser uma voz de denúncia, uma mão estendida não só para a mulher, mas para menores, idosos. É estarmos atentos a todo esse mal”.
Presidente do Motoclube Tribo de Judá, Marcos Roberto Qualhato também falou ao JP sobre a exposição, criada na Alemanha e adaptada pelo grupo com sede na cidade de Salto. “A gente monta a casa para as pessoas sentirem um pouco e para que elas possam procurar ajuda a partir disso. A ideia é provocar para que as pessoas entrem e busquem ajude”.
Tendo levado a diversas cidades a exposição, Marcos enaltece o apoio em Itu. “Tivemos uma tremenda recepção por parte da Prefeitura, que traz psicólogos, terapeutas, que possam trabalhar com essas pessoas que venham a buscar ajuda”, explica.
Diversas pessoas estiveram presentes no evento, visitando os cômodos da casa, trocando informações com os profissionais ali presentes.