Pesquisa mostra aumento do número de passageiros que usam o cinto de segurança

Uma pesquisa realizada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) entre os dias 12 e 18 de agosto, nas rodovias sob concessão do Estado de São Paulo, apontou crescimento do número de passageiros do banco de trás que fazem uso do cinto de segurança.

 Segundo o levantamento realizado entre os dias 12 e 18 de agosto, 73% das pessoas que viajam no banco de trás utilizam o equipamento de segurança. Na pesquisa feita em janeiro deste ano, este número era de 71%. Já o número de condutores e passageiros da frente que utilizam o cinto de segurança se manteve o mesmo, com 94%.

 Desde o início da pesquisa, realizada pela primeira vez em dezembro de 2014, o número de pessoas que utilizam o cinto vem aumentando. Entre os condutores o percentual subiu de 89% para 94%, enquanto entre os passageiros da frente pulou de 84% para 91%.

 Porém, com 27% de aumento, o maior crescimento acontece entre os passageiros do banco de trás. Na primeira pesquisa 46% utilizavam o cinto, enquanto no último resultado esse número subiu para 73%.

Esta mesma pesquisa revelou que 98% dos motoristas e passageiros da frente de veículos de passeio, utilitários, caminhonetes e caminhões que trafegam pelas rodovias administradas pela AB Colinas fazem uso do cinto de segurança. Já o uso pelos passageiros do banco de trás atingiu percentual de 94%. Os percentuais apresentados nas rodovias administradas pela AB Colinas ficaram acima da média geral divulgada pela Artesp.

Conscientização

Para fazer com que cada vez mais usuários se conscientizem sobre a importância da segurança no trânsito, a AB Colinas vêm intensificando as diversas campanhas educativas que levam aos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e caminhoneiros, informações relevantes sobre como agir para obter um trânsito cada vez mais seguro.

Somente no primeiro semestre deste ano, a concessionária realizou 76 campanhas com quase 10 mil usuários atendidos. Esse número é próximo do realizado em todo o ano de 2018, quando aconteceram 109 campanhas com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas.

Essas campanhas acontecem nas rodovias, escolas, praças, parques e empresas, onde ocorre a distribuição de material informativo e equipamentos de segurança como antena corta-pipa, adesivos refletivos e lâmpadas, são realizadas palestras e apresentados vídeos de conscientização sobre acidentes.