Inscrições para doação de mudas para a região de Itu vão até sexta
A Fundação SOS Mata Atlântica realiza até sexta-feira (04), juntamente com a HEINEKEN, o processo de inscrição para escolas, instituições e ONGs da região de Itu receberem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O objetivo da ação é estimular as instituições na elaboração e execução de projetos que aliem educação, mobilização e plantio de mudas em pequenas áreas a serem recuperadas. Serão doadas no total 2.000 mudas — entre 50 e 250 por projeto selecionado. As inscrições devem ser feitas com o preenchimento deste formulário. Clique aqui e acesse o regulamento completo.
A iniciativa, que faz parte do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, visa beneficiar ações que envolvam o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho para o engajamento. Uma iniciativa de plantio de mudas também pode ser um processo educativo e é isso que este edital visa encontrar nos projetos.
A região de Itu foi escolhida por estar no raio de abrangência do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, base de restauração florestal da ONG onde são produzidas as mudas em um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 100 espécies nativas.
O local tem aproximadamente 500 hectares e mais da metade de sua área está em processo de restauração florestal com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura. Lá também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação, além de pesquisa em parceria com universidades, além de restauração florestal e conservação dos recursos naturais.
“A iniciativa surgiu devido à grande demanda que temos recebido para doação de mudas nativas para projetos, em sua maioria, de escolas e instituições, e essa foi uma forma que encontramos de impulsionar e dar visibilidade a essas ações com apoio técnico da SOS Mata Atlântica. Além disso, é fundamental que as atividades de plantio sejam aproveitadas como um momento para despertar o interesse das pessoas pela conservação ambiental“, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.
Entre os requisitos para participar da ação está a responsabilização dos candidatos pela abertura dos berços onde as mudas serão plantadas, pelo plantio e manutenção das áreas, bem como pela mobilização de pessoas para a ação. As iniciativas selecionadas serão anunciadas no dia 15 de outubro. A retirada das mudas acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, quando os responsáveis pelas ações também participarão de uma capacitação para plantio e cuidados pós atividade.
Os projetos deverão ser executados entre 30 de outubro e 10 de novembro, pois as mudas têm um prazo de até 10 dias para serem plantadas após saída do viveiro. Após a atividade, a Fundação SOS Mata Atlântica solicita o envio de relatório e registro das ações.
Todas estas informações estão no regulamento completo. Após o preenchimento do formulário os inscritos deverão enviar um detalhamento do projeto por e-mail. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail camila.rizzi@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 4013-2551.
Seria interessante ter um biologo na hora da doação para saber onde e como plantar , para evitar futuros aborrecimentos para aqueles que pretenden plantar em frentes as suas casas …