Médico de Itu, Paulo Roberto Vieira da Silva recebe Troféu Raça Negra
Por Nayara Palmieri
O médico cardiologista Paulo Roberto Vieira da Silva, 65 anos, foi um dos homenageados e presenteado com o Troféu Raça Negra 2019 na última segunda-feira (18), durante solenidade em São Paulo.
Nascido em Itu, filho de José Bento da Silva, o capitão Bento, militar negro que se alfabetizou em troca da limpeza do mercado municipal de Pouso Alegre/MG, onde iniciou a carreira militar, e de Ana Santana Vieira da Silva.
Dr. Paulo graduou-se em 1979 pela Unesp de Botucatu e mudou para a cidade de Salto em 1982, onde trabalhou por anos na Eucatex e Santista. Ele dedicou 35 anos de sua carreira na prefeitura e consultório, onde encerrou suas atividades em 2012, após a perda da visão.
Sempre buscou trabalhar em prol dos menos favorecidos. Após anos de dedicação em Itu e Salto, o médico atendeu mais de 10 mil pacientes da rede pública. É também um dos fundadores da Unimed Salto/Itu e sócio da Diacor diagnóstico cardiológico.
Dr. Paulo Roberto Vieira da Silva e sua esposa, Vera Lúcia de Campos Silva tiveram três filhos; Daniel Roberto, cirurgião torácico; Rafael Luis, cursando último ano de direito e Carolina, cirurgiã pediátrica.
A esposa do Dr. Paulo Roberto conta que o ele ficou muito emocionado em receber a homenagem. “O reconhecimento nos trouxe grande esperança que o homem tem jeito e não é esquecido pelo bem que praticou na vida”, conta. A premiação será exibida nesta quarta-feira (20), na TV Cultura, após o Jornal da Cultura.
Sobre o prêmio
O prêmio Troféu Raça Negra foi criado em 2000 pela ONG Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, com o objetivo de homenagear e destacar personalidades negras que contribuíram em diversas atividades para a humanidade. A primeira edição aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em uma noite de gala.
Em 2008, em sua 6ª edição, o Troféu Raça Negra entrou oficialmente para o calendário de São Paulo, passando a homenagear não só brasileiros, mas também personalidades estrangeiras. Na última segunda-feira aconteceu mais uma edição do “Oscar da comunidade negra”, como é considerado, dessa vez na Faculdade Zumbi dos Palmares.