Viação Itu/Avante anuncia a demissão de mais de 60 funcionários

Por Daniel Nápoli

Motoristas foram afetados pelos cortes (Foto: Divulgação/Viação Itu)

Devido à pandemia do novo coronavírus e o consequente isolamento social, muitas empresas promoveram reduções nos salários de seus funcionários ou até mesmo realizaram demissões. Com a Viação Itu/Avante, pertencente ao Grupo Belarmino, responsáveis pelo transporte público na cidade de Itu, não foi diferente. Nesta semana foi anunciada a demissão de 61 trabalhadores (motoristas, funcionários da administração e manutenção).

“A concessionária conseguiu evitar as despensas por quase dois meses, no entanto, devido a crise econômica que o país enfrenta com a pandemia do novo coronavírus, a empresa não pôde mais manter a folha de pagamento dos profissionais. Para se ter uma ideia, apenas o custo com o óleo diesel é superior a 20%, ou seja, sequer estamos conseguindo pagar esse insumo. A mão de obra, dentro dos custos, equivale a mais de 55% do custo operacional”, explica ao Periscópio, Paulo Barddal, assessor de imprensa da concessionária.

Questionado sobre a possibilidade de novas demissões, Barddal diz que “a gente não sabe quanto tempo irá durar essa crise, não se dá para ter bola de cristal. Vai depender muita se vai haver alguma ajuda, como aconteceu no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Indaiatuba, onde o Poder Público socorreu o transporte público para não deixar acontecer demissões, para que as empresas conseguissem ter um fôlego, pagar fornecedores e funcionários. Vai depender muito do cenário”.

O JP esteve em contato também com a Prefeitura de Itu que, questionada a respeito de alguma ação para auxiliar a Viação Itu/Avante, informou que “não pode intervir em questões administrativas de uma empresa particular”. A reportagem também questionou o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Itu e Região, mas o mesmo não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

3 comentários em “Viação Itu/Avante anuncia a demissão de mais de 60 funcionários

  • 11/05/2020 em 16:58
    Permalink

    Onde uma cidade só tem uma empresa de ônibus nenhum concorrente ainda pede ajuda a prefeitura vai entender né .

  • 11/05/2020 em 17:48
    Permalink

    Sindicato de merda nunca serviu para nada, não entendo como a classe trabalhadora de salto e Itu suporta esses sindicatos,e isto de todas as classes são fracos demais,sem nenhum poder de representatividade.Verdadeiros, sangue sugas.

  • 12/05/2020 em 01:08
    Permalink

    Claro que o sindicato não se manifestou o sindicato dos motorista de itu é uma droga nunca estão nem aí para os motoristas é comprado pelas empresas,são uns bando se sem vergonha que só querem nosso dinheiro.
    Este sindicato nunca fez nada a não ser apoiar as empresas de itu é região.

    E o medo que eles tem de perder oque ganham de propina das empresas.

Os comentários estão desativados.