Clima quente aumenta o consumo de água em Itu
As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm provocado aumento no consumo de água na cidade de Itu. Com os termômetros passando da casa dos 35º C, houve um aumento de 35%, de acordo com dados da CIS (Companhia Ituana de Saneamento). Por isso, a população deve colaborar.
“Mesmo que nossa capacidade de reservação e quantidade de água sejam suficientes para abastecer Itu nestes dias de estiagem e altas temperaturas, é essencial que a população colabore para mantermos a eficiência de todo o sistema de distribuição”, afirma o superintendente da CIS, Vincent Menu, que aponta os principais “gargalos” no consumo de água na cidade.
“Para colaborar, a medida que vejo como prioritária é o abandono do uso de mangueira para lavagem de quintal, calçadas e carros. Reduzir tempo de banho, lavar roupas e louça em maior quantidade de uma vez só também são medidas de economia, mas hoje o uso da mangueira é o principal fator de desperdício de água na cidade”, prossegue.
De acordo com dados do último relatório da CIS, feito em 28 de setembro, os níveis das bacias da cidade eram os seguintes: Bacia do Itaim: 20%, Bacia do Pirajibu: 99%, Bacia do São Miguel/Varejão: 90%, Bacia do São Miguel: 80%, Bacia do Taquaral/Pirapitingui: 65%, Bacia do Braiaiá: 40%, Bacia do Gomes: 30%, Bacia do São José: 70% e Bacia do Mombaça: 99%. A média geral total é de 65,8%.
Segundo a CIS, a capacidade de reservação deve apresentar aumento no próximo relatório, por conta da tímida chuva registrada na quinta-feira (1º).
…
“Mesmo que nossa capacidade de reservação e quantidade de água sejam suficientes para abastecer Itu nestes dias de estiagem e altas temperaturas,
….
Se é suficiente, por que está faltando água praticamente todos os dias nas torneiras???
Eu economizo o máximo que posso, tanto é que não pago mais que o mínimo de conta de água.