Chapéu, acessório de beleza!
Já faz algum tempo que o chapéu foi agregado aos itens de beleza, mas ainda há quem resista a usá-los. Com as temperaturas subindo cada vez mais, e o sol parecendo sempre mais quente, proteger a cabeça é fundamental. E de quebra, um bom chapéu protege também a pele do rosto, colo e pescoço.
O chapéu fez grande sucesso na cabeça das mulheres nas décadas de 1920 a 1940 e, pouco a pouco, deixou de ser “moda”; ficou brega. No entanto, paralelamente, virou artigo de luxo e aparecia apenas na cabeça de mulheres abastadas ou da realeza europeia. Os costumes eram outros e o chapéu não era acessório para se usar na rua, no dia a dia, ou andar de ônibus. Como isso mudou!
Primeiro porque a moda ficou democrática, cada um e cada uma pode usar o que quiser. De modo geral, todos podem seguir as tendências da moda, quem tem orçamento folgado e quem não tem, pois as confecções populares copiam os estilos chiques e assim ninguém fica de fora. O mesmo aconteceu com o chapéu. Atualmente, abastecem as barracas e lojas de importados, são bonitos, têm ótima aparência e assim não fazem feio na cabeça das mulheres. Ainda existem os modelos elegantes e de confecção fina, os quais não são tão acessíveis assim.
Outro fator importante que alavancou o uso do chapéu é a necessidade de proteção contra os raios UVA e UVB. E falando em proteção, existem chapéus que vêm com FPS em sua própria composição. É bem verdade que o chapéu não e tão popular assim no dia a dia, mas ganharam novo fôlego na praia e nos passeios ao ar livre. De olho nesta nova tendência, a indústria especialista na confecção da moda tem se esmerado em pesquisas e desenhos de modelitos para os chapéus, os quais têm aparecido confeccionados em finos tecidos, e que completam com outros materiais, oferecendo peças que caem muito bem e podem ser usados sem sustos por todas.
Com a chegada do sol escaldante do Verão, nada como optar por um modelo de palha e fita, em cores que combinem entre si, vão bem com calças compridas ou saias longas; ou então aquele confeccionado em tecido e cheio de pequenas flores para combinar com a nova tendência da moda podem se tornar a sua marca registrada, o seu jeito de ser.
Gostou da ideia? Vale usar a criatividade e amarrar echarpes, flores, camafeus, contas, pedrinhas coloridas e tudo mais que a sua imaginação permitir. Nunca é demais relembrar que envelhecimento precoce e câncer de pele são alguns dos riscos que aumentam quando você se expõe ao sol entre 11 e 16 horas, quando os raios ultravioletas incidem com maior força. Por isso, faça do protetor solar o seu companheiro diário não se esquecendo dos cremes específicos para o redor dos olhos. Se tiver dúvidas, consulte um dermatologista que indicará qual é o tipo ideal para sua pele, uma vez que existem vários índices de fatores de proteção e formulações especiais sem óleo, em gel ou em creme.
Além disso, por que não incluir o chapéu em sua bolsa de praia ou de piscina? Com ele, você protegerá o rosto e o pescoço, além de ganhar ares de elegância e romantismo.