Sorocaba: reforma em canil da AATAN motiva curso profissionalizante
Quem já procurou um novo melhor amigo de quatro patas com certeza já ouviu falar na Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN). Fundada em 2006, a instituição reúne em seus 18 mil m², no bairro Brigadeiro Tobias, mais de 300 animais, entre cães e gatos, que foram recolhidos pela região metropolitana de Sorocaba. Mas, após 15 anos de resgates, o desejo de oferecer um lar seguro e confortável para tantos animais está ficando cada vez mais difícil.
“A gente nunca teve condições de fazer uma estrutura de qualidade. Quando mudamos para cá, o madeiramento do telhado do canil foi feito de eucalipto, que tem uma vida muito curta”, explica Dirma Leite, fundadora da AATAN. “Com tanta chuva em mais de 10 anos, a madeira foi apodrecendo e o telhado está caindo. Dependendo da chuva, molha todos os animais do canil.”
Além do telhado, as divisórias utilizadas nas baias, fundamental para separar os cães mais agressivos e fêmeas lactantes, também precisam de reparos. “Muitas vezes não temos um local para separar as cadelas que acabaram de dar cria dos outros animais”, salienta a voluntária. “Quando não arrumo um espaço, acabo levando os filhotes para dentro da minha casa.”
A Uau Escola é parceira de longa data da AATAN e já promoveu outras ações, como o Banho e Tosa Solidário. “Verificamos que, desta vez, eles estavam precisando arrecadar dinheiro para fazer uma reforma e ficamos pensando em como ajudar”, relata Natália Espinosa, groomer internacional e diretora da Uau Escola.
“A maneira que a gente achou foi viabilizar esse curso de especialização, assim podemos envolver os clientes, a equipe e a empresa, assim todos serão parte desta ação”, explica. “Estou muito otimista, pois se forem preenchidas todas as vagas, conseguiremos mais da metade do dinheiro necessário para esta obra emergencial.”
Diferentemente de outros cursos oferecidos pela instituição, o objetivo desta especialização é capacitar profissionais já formados que desejam desenvolver uma técnica específica, mas também será aberta a oportunidade para tutores fazerem um Curso de Banho e Tosa com procedimentos simples para cuidar com segurança dos seus animais em casa, uma medida interessante para aqueles que não gostam de levar seus animais ao pet shop.
“Como o tema é livre, o aluno pode escolher qual técnica quer trabalhar para ajudarmos no desenvolvimento daquilo que ele tem mais dificuldade”, orienta a groomer. “Então é possível escolher desde trimming de uma raça específica, hand-stripping, treinar a tosa padrão com a tesoura ou com a máquina, ou seja, aquilo que cada um tiver necessidade de aprender.”
A Especialização Solidária, marcada para o dia 25 de janeiro, das 9h às 16h, conta com apenas 18 vagas. O valor da inscrição é de R$ 270 e as aulas serão ministradas pelos próprios instrutores e groomers certificados da Uau Escola, com a supervisão de Natália, especialista na área e premiada em muitos concursos de tosa pelo Brasil com certificações pelos EUA, Europa e Ásia.
Para participar, o aluno precisa ser um tosador certificado e trazer seu próprio cão modelo, além do material necessário, como tesouras de tosa e adaptadores (o restante do material será fornecido pela própria escola). Os tutores também precisam trazer seu próprio cão para aprender procedimentos simples de banho e tosa. Ao final do encontro, todos receberão um certificado.
A Uau Escola de Estética Animal fica na Rua Cônego Januário Barbosa, 405 – Jardim Vergueiro, Sorocaba. Inscrição pelo telefone (15) 3017-6767 ou WhatsApp (15) 98809-9690.