Itu: Prefeitura intensifica recapeamento

Avenida Sete Quedas começou a ser recapeada no início desta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Na última terça-feira (19), teve início na Avenida Sete Quedas, no bairro Vila Progresso, o trabalho de pavimentação asfáltica, uma antiga solicitação de moradores daquela região e que foi possível após a Prefeitura de Itu angariar verbas e financiamento para tal finalidade.

Outros pontos da cidade recentemente foram recapeados, com o intuito de levar mais segurança para motoristas e pedestres. Os bairros Vila Cleto, Jardim Convenção, Jardim Alberto Gomes, Jardim Santa Tereza, Nossa Senhora Aparecida, Cidade Nova, Vila Nova e Vila Leis, tiveram nova pavimentação asfáltica realizada já no início de 2021.

Para este ano ainda, de acordo com informação obtida pela reportagem do Periscópio, devem receber também novo asfalto a Estrada do Jacuhu, Vila São José, Vila Padre Bento, Avenida Pedro Guilger, Rua Moysés Leis (Vila Nova), Rua Paula Donaio Schincariol (Estrada Itu 442) e Rua Projetada (Jardim Convenção), em um valor investido previsto de R$ 9.015.506,74. Ainda de acordo com a Prefeitura, de 2017 a 2020, período do primeiro mandato da administração Guilherme Gazzola (PL), foram recapeadas 156 vias, sendo investidos R$ 23.243.518,32.

Fizeram parte das intervenções as empresas DNP, Jofege Pavimentação e Construção e Obragen Eng. e Construção Ltda. Somente nas partes burocrática e técnica, incluindo projetos, licitações, fiscalização e destinação, são mais de 30 servidores envolvidos das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Finanças, Administração, Segurança e Obras. Já na parte prática são, em média, 20 trabalhadores.

A reportagem também questionou como funciona o processo de recape, com a Prefeitura informando que a participação dos munícipes, através de sugestões e pedidos aos canais oficiais da administração municipal, como o 156 e E-ouve, é fundamental para a escolha das vias a receberem esse tipo de serviço.

A Prefeitura acrescenta que as solicitações são analisadas pelas equipes técnicas das pastas já citadas para dar segmento ao processo de recapeamento, que segue o seguinte caminho: identificação da rua, elaboração do projeto, planilha orçamentária, captação de recursos (podendo ser de fontes variadas), empenho, licitação (processo de várias etapas), anúncio da empresa vencedora e começo efetivo das obras.

Ao JP, o secretário de Obras da Prefeitura de Itu, Eduardo Alves da Silva, comentou a respeito das intervenções. “Esta é a maior frente de recapeamento já realizada na cidade de Itu. Inicialmente, focamos nossos esforços e recursos em vias de grande fluxo e agora estamos expandindo para os bairros, de maneira que pretendemos passar da marca de 100 quilômetros de recape somente nessa segunda gestão deste governo”.

 “Com isso, além da redução de custos de manutenção dos veículos de passeio e trabalho, temos um trânsito mais ágil e mais seguro, refletindo diretamente na qualidade de vida de toda a população”, acrescenta.

Morador da Rua Professora Abigail Alves Pires, na transição dos bairros Jardim Alberto Gomes e Vila São José, o metalúrgico e operador de empilhadeira Carlos Alberto de Almeida, de 55 anos, comentou a respeito do recente recapeamento no local. “A rua ficou ótima, o asfalto era de 1972, cheio de infiltrações e buracos”, comenta.