Maio Amarelo: Diretor de Trânsito de Itu fala das ações para minimizar os acidentes

Hélio Tomba Jr. é diretor de trânsito desde 2017 (Foto: Divulgação)

Neste mês, celebra-se o “Maio Amarelo”, mês de conscientização à segurança no trânsito. Para marcar a campanha, o JP entrevista o diretor municipal de Trânsito de Itu, Hélio Tomba Júnior. Ele relata as ações de segurança viária promovidas pela Prefeitura, a diminuição de acidentes na pandemia e como são avaliadas as instalações de lombofaixas nas vias da cidade. Confira:

Quais são as principais ações de segurança no trânsito promovidas pela Prefeitura de Itu?

Participamos do programa do Estado de São Paulo chamado “Respeito a Vida” que orienta para ações que geram segurança no trânsito. Entre elas, a utilização de instrumentos que reduzam a velocidade dos veículos, melhoram a acessibilidade e proporcionam também mais segurança aos pedestres principalmente aos com movimento reduzido como os idosos.

No mês de Abril foram instaladas mais duas faixas elevadas de pedestre: uma na Rua Joaquim Bernardes Borges, próximo ao cruzamento com a Rua 24 de Fevereiro. A outra faixa elevada de pedestre foi instalada na Avenida 7 Quedas próximo ao cruzamento com a Rua Domingos Piunti, um local com fluxo intenso de veículos e pessoas. Vale lembrar que foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura e pelos seus servidores.

A Divisão de Sinalização Viária – DSV – executa diariamente a revitalização e implantação de sinalizações horizontais e verticais, conscientes da importância desse serviço para salvar vidas. As ações seguem cronograma interno do Departamento abrangendo todos os bairros do município.

Outra ação que está funcionado e proporciona maior fluidez do trânsito é a “onda verde”, onde os semáforos próximos são sincronizados. Podemos observar na Rua dos Andradas, Rua Barão do Rio Branco, Rua Domingos Fernandes, Rua Luiz Gazzola, Rua Santa Rita. As próximas que estão em fase de implantação serão Avenida Otaviano Pereira, Avenida das Saudades, Avenida Galileu Bicudo e Avenida 9 de julho. A maioria das ruas do município possui oito metros de largura e não comporta estacionamento e fluxo de veículos nos dois sentidos. Por isso, o Departamento de Engenharia de Trânsito desenvolveu algumas alterações pontuais para a implantação de sentido único em algumas ruas, sempre combinando com a rua imediatamente paralela, fazendo o que chamamos no trânsito de “fluxo binário”, onde uma rua faz o senti inverso da outra rua. Com isso melhora muito a fluidez do trânsito e proporciona mais segurança nos cruzamentos.

É possível avaliar o impacto da pandemia no número de acidentes de trânsito com vítimas em Itu? Se sim, diminuiu ou aumentou?

Sim, com a diminuição dos veículos em circulação, o número de acidentes com óbito também reduziu a proporção de 11% entre 2019 e 2020, de acordo com o INFOSIGA.

Quais são os principais motivos dos acidentes de trânsito registrados em Itu?

Infelizmente a maioria dos acidentes é causada por imprudência do motorista/motociclista, desrespeitando a sinalização de trânsito ou até mesmo os cruzamentos semaforizados.

Em todas as sessões de Câmara, existem diversas indicações de instalação de lombofaixas e outros itens de segurança viária. Como são feitas as avaliações para instalação?

Todas as solicitações de lombadas ou Faixas Elevadas de Pedestre são encaminhadas ao departamento Técnico e avaliadas, no local, pelos Engenheiros de Tráfego. Precisa levar em consideração algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro, como a distância mínima do cruzamento ou o ângulo de inclinação da via, que não deve ser superior a 5%. Isso nos impede de implantar lombadas em subidas ou descidas pelo risco que pode proporcionar ao motorista. Nesses casos utilizamos de legendas e placas de sinalização de velocidade máxima na via.

Há alguma atenção especial com motociclistas, visto que estes ficam muito expostos a um acidente? E como é o trabalho com ciclistas e pedestres?

Sim, em 2017 foram criados espaços exclusivos para os motociclistas, nos cruzamentos semaforizados, proporcionando prioridade e segurança entre as motos e os carros. Em 2021 esse espaço conhecido como “Frente Segura” virou lei com o novo código de trânsito e agora é passivo de autuação para os veículos que não respeitarem esse espaço. Importante destacar aqui que o motociclista deve respeitar a faixa de pedestre, deixando-a sempre livre. A cidade possui hoje 30 km de ciclovia, espaço destinado somente ao ciclista e que se encontra bem distribuído e sinalizado.

As ações do Petrans continuam na cidade apesar do período sem aulas presenciais?

Infelizmente as atividades tão importantes do Petrans junto aos alunos estão suspensas em razão da pandemia, mas já estão sendo preparadas novidades para o retorno.

Há outras ações de educação no trânsito promovidas para além do âmbito escolar?

Para o segundo semestre estamos programando uma campanha educativa para motoristas e motociclistas chamando a atenção para a importância do respeito à legislação e sinalização de trânsito.

Para este ano, a Prefeitura realizará atividades alusivas ao Maio Amarelo? Se sim, quais?

Em virtude da pandemia, as ações estão reduzidas, mas será feita uma campanha nas mídias sociais alinhadas ao Programa Maio Amarelo.

Por último, deixe uma mensagem aos motoristas – e pedestres – de Itu.

O mês de maio é escolhido como o mês amarelo para chamar a atenção de todos que utilizam as vias públicas: sejam pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas, enfim, todos que compartilham de espaços públicos para se locomoverem, para que respeitem a vida e pensem muito antes de se arriscarem e colocarem em risco as vidas humanas. Às vezes, pessoas inocentes sofrem com a imprudência e a falta de responsabilidades de alguns motoristas. Por isso o recado é: tenha muita cautela no trânsito, muitos acidentes são evitáveis respeitando a legislação e a sinalização.

Um comentário em “Maio Amarelo: Diretor de Trânsito de Itu fala das ações para minimizar os acidentes

  • 11/05/2021 em 11:56
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    Sugestão para o secretário de trânsito ….

    Instalação de uma lombada na rotatória do jardim das rosas entre á rua primavera e rua Jasmim , que por sinal sempre há acidentes no local bem como , com acidente de um motociclista ( fatal ) …

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