Prefeitura diz que não foram aplicadas vacinas vencidas da AstraZeneca em Itu
A Prefeitura de Itu negou que tenha aplicado doses vencidas da vacina da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) na cidade. “A Secretaria Municipal de Saúde verificou todos os lotes descritos e nenhuma dose foi aplicada fora da validade no município”, declarou a administração em nota divulgada através de suas redes sociais.
A explicação foi necessária após o jornal “Folha de S.Paulo” noticiar que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que comprometeria a proteção contra a Covid-19. Segundo a reportagem, os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Em Itu, teriam sido aplicadas 25 doses vencidas: 22 na região central e três no Pirapitingui. “O que ocorreu foram erros de digitação no sistema no momento do lançamento das doses aplicadas que já estão sendo corrigidos”, informou a Prefeitura ainda em nota. A administração ainda declara que quem tomou a vacina e está com alguma dúvida sobre este caso pode entrar em contato pelo WhatsApp da Prefeitura de Itu (11) 94136-6222.
Ainda segundo a “Folha”, até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado teriam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade seria do lote 4120Z005, com vencimento em 14 de abril.
A reportagem salienta que, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
Prefeitura informou através de nota que não foram aplicadas vacinas vencidas em Itu, que retoma campanha semana que vem (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)
Novas datas de vacinação
A campanha de vacinação contra a Covid-19 será retomada em Itu no drive-thru do estacionamento da Prefeitura e na Subprefeitura Regional do Pirapitingui. Serão aplicadas doses nos dias 06 e 07 de julho (terça e quarta-feira), das 15h às 20h, e ainda no dia 08 de julho (quinta-feira), das7h às 12h e das 15h às 20h.
Para agilizar o atendimento, os munícipes devem preencher previamente o cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br). Além do cadastro no site citado, é preciso apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Para o público de grávidas e puérperas (mulheres que deram luz em até 45 dias) é necessário apresentar carteira de Pré-Natal ou declaração de nascido vivo, documento com foto, CPF e comprovante de endereço, além do cadastro no site Vacina Já. Novas datas serão divulgadas oportunamente.
Confira os públicos dos próximos dias de vacinação:
06/07 (terça-feira) – 15h às 20h
- Primeira dose para pessoas com 41 anos
07/07 (quarta-feira) – 15h às 20h
- Primeira dose para com 40 anos
08/07 (quinta-feira) – 7h às 12h e 15h às 20h
- Primeira dose para gestantes e puérperas.
- Repescagem da primeira dose para pessoas com 40 anos ou mais.
- Segunda dose para quem tomou CoronaVac (Butantan) até o dia 10/06 e para quem tomou AstraZeneca (Fiocruz) até 15/04.