Educação expande Ensino Integral para mais três escolas estaduais de Itu
A partir de 2022, mais três escolas estaduais da cidade de Itu farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo Estado foi feito na última segunda-feira (12), na capital paulista, pelo governador João Doria (PSDB) e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.
As escolas que passarão a ter o ensino integral são: EE “Prof. Rogério Lázaro Toccheton” (São Luiz), EE “Prof. Cícero Siqueira Campos” (Jardim Convenção) e EE “Prof. Pery Guarany Blackman” (Vila Roma). A cidade já contava com as escolas EE “Prof. Salathiel Vaz de Toledo” (Rancho Grande), EE “Prof.ª Priscila de Fátima Pinto” (Vila Lucinda) e EE “Prof. Antonio Berreta” (Vila Gatti) no PEI. Itu tem, ao todo, 18 escolas estaduais.
No Estado inteiro, agora serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI visa potencializar a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.